O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química (The role of PIBID in the initial training of chemistry teachers)

João Paulo Mendonça Lima, Veleida Anahi da Silva, Wilmo Ernesto Francisco Júnior

Resumo


Neste trabalho é apresentado resultados de uma investigação sobre o papel do PIBID na formação inicial de professores de Química a partir de afirmações realizadas por bolsistas de iniciação à docência. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe, no campus José Aloísio de Campos. A análise de documentos dos subprojetos e relatórios do PIBID/Química possibilitou a identificação de 20 diferentes relatórios individuais de bolsistas de iniciação à docência, referentes as atividades realizadas nos anos de 2014 e 2015. A análise gerou a construção de doze categorias temáticas que representam marcas positivas deixadas pelo PIBID na formação inicial dos bolsistas. As categorias construídas foram: Aprendizagem sobre o ser professor, Conhecendo a realidade da escola e do ser professor, Construção de conhecimento, Produção/apresentação de trabalhos científicos, Construção da identidade docente, Ampliação/primeiro contato com a escola, Importância do trabalho coletivo, Formação cidadã, Integração entre teoria e prática, Melhor desempenho no curso, Motivação em ser professor, Participação em eventos científicos.


Palavras-chave


PIBID; Formação Inicial de Professores; Professor de Química.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v3i2.162

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ISSN: 2447-4223


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