Sociologia e movimentos sociais: mapeamento do ensino na região de Sorocaba-SP (Sociology and social movements: mapping of education in the region of Sorocaba/SP)

Marcos Francisco Martins, Maria Carla Corrochano, Viviane Melo de Mendonça, Kelen Christina Leite, Dulcinéia de Fátima Ferreira

Resumo


Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada entre 2015 e 2016, que  procurou conhecer como os movimentos sociais são abordados pela disciplina de Sociologia nas escolas públicas estaduais de nível médio da região de Sorocaba/SP, por meio de uma metodologia bibliográfica, documental e de campo. Na primeira e segunda partes, são abordados o ensino médio, os movimentos sociais e a presença da Sociologia no currículo estadual. Na terceira, são exibidos e analisados os dados colhidos por um questionário aplicado a oito professores. As conclusões destacam iniciativas para superar dificuldades identificadas pela pesquisa, referentes ao processo de formação dos docentes de Sociologia, à prática em sala de aula que desenvolvem sobre os movimentos sociais, os materiais didáticos empregados e a participação dos movimentos no planejamento e nas aulas em discussão.


Palavras-chave


Sociologia. Movimentos sociais. Ensino de Sociologia. Ensino médio.

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DOI: http://dx.doi.org/10.22476/revcted.v2i2.89

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ISSN: 2447-4223

   

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