https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/issue/feed Crítica Educativa 2023-11-30T11:49:28+00:00 Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama criticaeducativa.ufscar@gmail.com Open Journal Systems <div><strong><em>Crítica Educativa</em></strong> é um periódico articulado pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar <em>Campus</em> Sorocaba (PPGEd). Aberto à comunidade acadêmica nacional e internacional, <strong><em>Crítica Educativa </em></strong>tem como objetivo possibilitar a publicação de trabalhos que contribuam com o desenvolvimento científico, com a atualização do conhecimento e sua difusão na área da educação.</div> <div> </div> https://www.criticaeducativa.ufscar.br/index.php/criticaeducativa/article/view/672 A temática ambiental e a literatura infantil contemporânea: que relações com a natureza estão postas? 2023-11-30T11:49:28+00:00 Gabriella Pizzolante da Silva gabi.pizzolante@ufscar.br Carolina Rodrigues de Souza carolinasouza@ufscar.br <p><span style="font-weight: 400;">O artigo proposto tem por objetivo levantar reflexões teóricas</span> <span style="font-weight: 400;"> sobre a veiculação, nos livros infantis, de discursos que sustentam uma espécie de pedagogização do contato com a temática ambiental. Com caráter instrumentalizado, didatizado e moralizante, essa literatura se preocupa, majoritariamente, em prescrever às crianças maneiras de ser, estar e agir no mundo, marcado atualmente pela ideia de crise ambiental. Nesse sentido, é uma literatura que busca produzir subjetividades coletivas homogeneizadas e não permite forjar outros e novos territórios existenciais. Em outra direção, a partir de nova lógica ecosófica, apresenta-se aqui a possibilidade da literatura infantil enquanto arte, provocadora de potentes experiências infantis, cuja centralidade esteja na própria infância. </span></p> 2023-12-27T00:00:00+00:00 Copyright (c) 2023 Crítica Educativa