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  • Prazo prorrogado para a submissão de artigos para o dossie "Modos de narrar a vida"

    2021-11-29

    O dossiê "Modos de narrar a vida", a ser publicado no v. 6 n. 2 (2021) da Revista Crítica Educativa da Universidade Federal de São Carlos, reunirá artigos que se situam no âmbito das abordagens biográficas (histórias de vida em formação, pesquisa biográfica, pesquisa narrativa, pesquisa (auto) biográfica, investigación narrativo-biográfica), que tomam como fonte de pesquisa as narrativas da experiência vivida em três perspectivas: como fenômeno antropológico, método de investigação científica e prática reflexiva de pesquisa-ação-formação. Ao longo dos últimos 40 anos, essa área da pesquisa qualitativa em Educação ampliou consideravelmente seu campo teórico-conceitual e métodos de investigação, explorando as narrativas biográficas e autobiográficas, a automedialidade, fotobiografias, videobriografias, autobiografismo, ludobiografias, autobiogeografias, autobiografia alimentar, musicobiografização como “modos de narrar a vida”. O objetivo do Dossiê é dar visibilidade a pesquisas e ensaios com foco nos múltiplos instrumentos semióticos que mediam as narrativas de si, incluindo a ficção literária, cartas pessoais, cartas pedagógicas, diários íntimos ou profissionais, diários escolares, poemas, memoriais, autobiografias, biografias, portfólios, fotografias, vídeos, romances de formação, projetos de si, projetos de vida. O interesse é aprofundar o diálogo entre Educação, Artes, Saúde, Ciências humanas e Sociais, Literatura, Cinema entre outras áreas de conhecimento e de autoconhecimento do humano no curso da vida, desde a mais tenra infância e por toda sua existência.


    Prazo de submissão: 12 de dezembro/2021.
    Publicação: dezembro/2021
    https://www.criticaeducativa.ufscar.br

    Organização:
    Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama - UFSCar
    Profa. Dra. Maria Conceição Passeggi – UFRN| UNICID
    Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa - UFSCar
    Prof. Leandro Limoni de Campos Fonseca - UFSCarPrazo

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  • Chamada para Dossiê "Modos de narrar a vida"

    2021-10-25

    O dossiê "Modos de narrar a vida", a ser publicado no v. 6 n. 2 (2021) da Revista Crítica Educativa da Universidade Federal de São Carlos, reunirá artigos que se situam no âmbito das abordagens biográficas (histórias de vida em formação, pesquisa biográfica, pesquisa narrativa, pesquisa (auto) biográfica, investigación narrativo-biográfica), que tomam como fonte de pesquisa as narrativas da experiência vivida em três perspectivas: como fenômeno antropológico, método de investigação científica e prática reflexiva de pesquisa-ação-formação. Ao longo dos últimos 40 anos, essa área da pesquisa qualitativa em Educação ampliou consideravelmente seu campo teórico-conceitual e métodos de investigação, explorando as narrativas biográficas e autobiográficas, a automedialidade, fotobiografias, videobriografias, autobiografismo, ludobiografias, autobiogeografias, autobiografia alimentar, musicobiografização como “modos de narrar a vida”. O objetivo do Dossiê é dar visibilidade a pesquisas e ensaios com foco nos múltiplos instrumentos semióticos que mediam as narrativas de si, incluindo a ficção literária, cartas pessoais, cartas pedagógicas, diários íntimos ou profissionais, diários escolares, poemas, memoriais, autobiografias, biografias, portfólios, fotografias, vídeos, romances de formação, projetos de si, projetos de vida. O interesse é aprofundar o diálogo entre Educação, Artes, Saúde, Ciências humanas e Sociais, Literatura, Cinema entre outras áreas de conhecimento e de autoconhecimento do humano no curso da vida, desde a mais tenra infância e por toda sua existência.


    Prazo de submissão: 12 de dezembro/2021.
    Publicação: dezembro/2021
    https://www.criticaeducativa.ufscar.br

    Organização:
    Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama - UFSCar
    Profa. Dra. Maria Conceição Passeggi – UFRN| UNICID
    Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa - UFSCar
    Prof. Leandro Limoni de Campos Fonseca - UFSCar

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  • Crítica Educativa convida para a Live Cartas pedagógicas entre situações limites e inéditos viáveis"; com o Prof. Dr. Prof Dr Agostinho da Silva Rosas (UPE)

    2020-10-12

    Por ocasião da data que celebra o “Dia dos Professores", a Equipe editorial da Revista Crítica Educativa  convida para a Live “Cartas pedagógicas entre situações limites e inéditos viáveis" com o Prof. Dr. Agostinho da Silva Rosas (UPE).

    A atividade será realizada no dia 15 de outubro de 2020, das 16:00 às 17:30 e será transmitida ao vivo pelo YouTube pelo link: cutt.ly/livecartas

     

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  • Prazo prorrogado até 30 de outubro para submissão ao dossiê "Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção” -

    2020-07-09

    Até o dia 30 de outubro a revista Crítica Educativa receberá propostas de artigos para integrar o dossiê "Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção".

    O objetivo do dossiê é reunir trabalhos que conjuntamente contribuam para produzir e comunicar memória a respeito de experiências que envolveram a formulação de políticas públicas e práticas educativas sustentadas pela ideia-força que existe uma intrínseca relação entre Democracia Participativa e Educação Cidadã. Pretende-se dar visibilidade às experiências que produziram conhecimento sobre a gestão de processos participativos e a criação de instrumentos de democratização do acesso à escola e ao conhecimento, em diferentes regiões do país ou produções internacionais análogas. Para submissão de trabalhos considerar, dentre outras possibilidades, as seguintes temáticas:

    * Democracia Participativa: conceitos, experiências e referências de luta contra a mercantilização da educação e a favor de uma Escola Cidadã

    * Escola Cidadã: legados e reinvenção

    * Paulo Freire e a escola cidadã: experiências e produção de conhecimento

    * Outras experiências de Educação Cidadã: identidades locais e enfrentamentos temáticos globais

    * Glossário da Educação Cidadã: legados e reinvenção

    Pretendemos ainda, com a organização deste trabalho, colaborar nesse espaço da revista Crítica Educativa, com o diálogo constante entre educação e democracia, em perspectiva cidadã e participativa e convidamos à contribuição com a seção inédita e especial para o presente dossiê denominada “Cartas Pedagógicas”, de acordo com as seguintes orientações:

    “Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo.

    * Ressalta-se que para a submissão das cartas pedagógicas utilizar o mesmo template da revista.

    Prazos:

    1. Submissão: 30 de outubro.
    2. Publicação: novembro de 2020

     

    Organização:

    Profa. Dra. Ana Lucia Souza de Freitas

    Prof. Dr. Antonio Fernando Gouvêa da Silva

    Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos

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  • Crítica Educativa disponibiliza sua nova plataforma e retoma as publicações no sistema rolling pass

    2020-07-09

    A partir de agora a Crítica Educativa, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - Campus Sorocaba, passa a oferecer novas funcionalidades e facilidades para leitores, autores e editores da Revista. Com novo visual, e contando com a mais nova versão do sistema OJS (Open Journal System), a equipe editorial  reafirma seu compromisso de continuar trilhando um caminho que vise oferecer à comunidade acadêmica uma Revista que além de prezar pela qualidade de suas publicações, está sempre acompanhando as necessidades de seus colaboradores e as exigências para sua visibilidade, qualificação e impacto científico.

    Seguindo uma tendência internacional, e buscando disponibilizar com mais agilidade os artigos aprovados, a partir de 2020, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass).

    Com esse novo sistema a Crítica Educativa passa a ter um volume único publicado por ano. Assim, o processo de submissão permanecerá aberto ao longo de todo ano, e à medida que os artigos forem aprovados e editorados serão inseridos e publicados no volume vigente. Com o sistema de publicação contínua o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o seu tempo de exposição, contribuindo para uma maior visibilidade da Revista e dos artigos nela publicados.

    Nesse formato de publicação os artigos deixam de ter a paginação sucessiva e sequencial e passam a apresentar um identificador eletrônico, denominado de elocation-id. Apesar desse novo identificador os artigos continuarão sendo identificados também pelo DOI.

    Ressaltamos, ainda, que como os artigos aprovados serão publicados em um volume por ano, o sumário completo e o Editorial serão publicados junto com o último artigo do respectivo volume.

    Convidamos toda comunidade acadêmica a conhecer e prestigiar a Crítica Educativa, e contamos com a colaboração de vocês no sentido de a considerarem  para o envio de seus manuscritos.

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  • A Crítica Educativa com DOI (Digital Object Identifier)

    2017-01-24

    A partir de janeiro de 2017, a Crítica Educativa conta com o identificador digital de objetos (DOI).

    O DOI "É um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Este identificador, composto de números e letras, é atribuído ao objeto digital para que este seja unicamente identificado na Internet. O sistema oferece identificação unívoca da propriedade intelectual de livros, artigos, periódicos  e até imagens encontrados na Internet, associando a cada objeto seus dados básicos e sua origem."(Disponível em: <http://www.seabd.bco.ufscar.br/referencia/comunicacao-cientifica/o-que-e-o-numero-doi-de-um-periodico>)

     

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