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  • Crítica Educativa convida para a Live Cartas pedagógicas entre situações limites e inéditos viáveis"; com o Prof. Dr. Prof Dr Agostinho da Silva Rosas (UPE)

    2020-10-12
    Por ocasião da data que celebra o “Dia dos Professores", a Equipe editorial da Revista Crítica Educativa  convida para a Live “Cartas pedagógicas entre situações limites e inéditos viáveis" com o Prof. Dr. Agostinho da Silva Rosas (UPE). A atividade será realizada no dia 15 de outubro de 2020, das 16:00 às 17:30 e será transmitida ao vivo pelo YouTube pelo link: cutt.ly/livecartas   Saiba mais sobre Crítica Educativa convida para a Live Cartas pedagógicas entre situações limites e inéditos viáveis"; com o Prof. Dr. Prof Dr Agostinho da Silva Rosas (UPE)
  • Prazo prorrogado até 30 de outubro para submissão ao dossiê "Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção” -

    2020-07-09
    Até o dia 30 de outubro a revista Crítica Educativa receberá propostas de artigos para integrar o dossiê "Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção". O objetivo do dossiê é reunir trabalhos que conjuntamente contribuam para produzir e comunicar memória a respeito de experiências que envolveram a formulação de políticas públicas e práticas educativas sustentadas pela ideia-força que existe uma intrínseca relação entre Democracia Participativa e Educação Cidadã. Pretende-se dar visibilidade às experiências que produziram conhecimento sobre a gestão de processos participativos e a criação de instrumentos de democratização do acesso à escola e ao conhecimento, em diferentes regiões do país ou produções internacionais análogas. Para submissão de trabalhos considerar, dentre outras possibilidades, as seguintes temáticas: * Democracia Participativa: conceitos, experiências e referências de luta contra a mercantilização da educação e a favor de uma Escola Cidadã * Escola Cidadã: legados e reinvenção * Paulo Freire e a escola cidadã: experiências e produção de conhecimento * Outras experiências de Educação Cidadã: identidades locais e enfrentamentos temáticos globais * Glossário da Educação Cidadã: legados e reinvenção Pretendemos ainda, com a organização deste trabalho, colaborar nesse espaço da revista Crítica Educativa, com o diálogo constante entre educação e democracia, em perspectiva cidadã e participativa e convidamos à contribuição com a seção inédita e especial para o presente dossiê denominada “Cartas Pedagógicas”, de acordo com as seguintes orientações: “Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo. * Ressalta-se que para a submissão das cartas pedagógicas utilizar o mesmo template da revista. Prazos: Submissão: 30 de outubro. Publicação: novembro de 2020   Organização: Profa. Dra. Ana Lucia Souza de Freitas Prof. Dr. Antonio Fernando Gouvêa da Silva Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos Saiba mais sobre Prazo prorrogado até 30 de outubro para submissão ao dossiê "Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção” -
  • Crítica Educativa disponibiliza sua nova plataforma e retoma as publicações no sistema rolling pass

    2020-07-09
    A partir de agora a Crítica Educativa, uma publicação do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar - Campus Sorocaba, passa a oferecer novas funcionalidades e facilidades para leitores, autores e editores da Revista. Com novo visual, e contando com a mais nova versão do sistema OJS (Open Journal System), a equipe editorial  reafirma seu compromisso de continuar trilhando um caminho que vise oferecer à comunidade acadêmica uma Revista que além de prezar pela qualidade de suas publicações, está sempre acompanhando as necessidades de seus colaboradores e as exigências para sua visibilidade, qualificação e impacto científico. Seguindo uma tendência internacional, e buscando disponibilizar com mais agilidade os artigos aprovados, a partir de 2020, passa a adotar o sistema de publicação contínua (rolling pass). Com esse novo sistema a Crítica Educativa passa a ter um volume único publicado por ano. Assim, o processo de submissão permanecerá aberto ao longo de todo ano, e à medida que os artigos forem aprovados e editorados serão inseridos e publicados no volume vigente. Com o sistema de publicação contínua o fluxo de artigos será acelerado, aumentando o seu tempo de exposição, contribuindo para uma maior visibilidade da Revista e dos artigos nela publicados. Nesse formato de publicação os artigos deixam de ter a paginação sucessiva e sequencial e passam a apresentar um identificador eletrônico, denominado de elocation-id. Apesar desse novo identificador os artigos continuarão sendo identificados também pelo DOI. Ressaltamos, ainda, que como os artigos aprovados serão publicados em um volume por ano, o sumário completo e o Editorial serão publicados junto com o último artigo do respectivo volume. Convidamos toda comunidade acadêmica a conhecer e prestigiar a Crítica Educativa, e contamos com a colaboração de vocês no sentido de a considerarem  para o envio de seus manuscritos. Saiba mais sobre Crítica Educativa disponibiliza sua nova plataforma e retoma as publicações no sistema rolling pass
  • A Crítica Educativa com DOI (Digital Object Identifier)

    2017-01-24
    A partir de janeiro de 2017, a Crítica Educativa conta com o identificador digital de objetos (DOI).O DOI "É um padrão para identificação de documentos em redes de computadores, como a Internet. Este identificador, composto de números e letras, é atribuído ao objeto digital para que este seja unicamente identificado na Internet. O sistema oferece identificação unívoca da propriedade intelectual de livros, artigos, periódicos  e até imagens encontrados na Internet, associando a cada objeto seus dados básicos e sua origem."(Disponível em: <http://www.seabd.bco.ufscar.br/referencia/comunicacao-cientifica/o-que-e-o-numero-doi-de-um-periodico>)  Saiba mais sobre A Crítica Educativa com DOI (Digital Object Identifier)