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Chamada para dossiê "Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção"

2020-07-09
A revista Crítica Educativa, no período de 09 de julho a 09 de setembro, recebe propostas de artigos para integrar o dossiê "Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção". O objetivo do dossiê é reunir trabalhos que conjuntamente contribuam para produzir e comunicar memória a respeito de experiências que envolveram a formulação de políticas públicas e práticas educativas sustentadas pela ideia-força que existe uma intrínseca relação entre Democracia Participativa e Educação Cidadã. Pretende-se dar visibilidade às experiências que produziram conhecimento sobre a gestão de processos participativos e a criação de instrumentos de democratização do acesso à escola e ao conhecimento, em diferentes regiões do país ou produções internacionais análogas. Para submissão de trabalhos considerar, dentre outras possibilidades, as seguintes temáticas: * Democracia Participativa: conceitos, experiências e referências de luta contra a mercantilização da educação e a favor de uma Escola Cidadã * Escola Cidadã: legados e reinvenção * Paulo Freire e a escola cidadã: experiências e produção de conhecimento * Outras experiências de Educação Cidadã: identidades locais e enfrentamentos temáticos globais * Glossário da Educação Cidadã: legados e reinvenção Pretendemos ainda, com a organização deste trabalho, colaborar nesse espaço da revista Crítica Educativa, com o diálogo constante entre educação e democracia, em perspectiva cidadã e participativa e convidamos à contribuição com a seção inédita e especial para o presente dossiê denominada “Cartas Pedagógicas”, de acordo com as seguintes orientações: “Cartas Pedagógicas” é a denominação de um estilo de escrita próprio da obra de Paulo Freire, revelador da democratização do conhecimento enquanto legado freireano. Em consonância com o que propõe o autor, a produção acadêmica na modalidade de “Cartas Pedagógicas” deverá levar em conta a tradição da escrita de cartas e as experiências de reinvenção do pensamento freireano no âmbito acadêmico (FREIRE, 2000; FREIRE,Nita 1994; VIEIRA, 2008; CAMINI, 2012; FREITAS, 2019; Anais de eventos). Quanto à formatação, os textos submetidos na modalidade da Cartas Pedagógicas devem conter de 03 a 06 páginas, incluindo simultaneamente elementos e características da escrita de gênero carta - remetente, destinatário e data, escrito na primeira pessoa e sem fragmentação do texto em seções – bem como aspectos acadêmicos: título, resumo, abstract, palavras-chave, key-words, referências. O texto deve apresentar e desenvolver uma proposição temática por meio de uma escrita que envolva reflexão conceitual analítico-propositiva e seja convidativa ao diálogo. Prazos: Submissão: de 09 de julho a 09 de setembro. Publicação: novembro de 2020 Organização: Profa. Dra. Ana Lucia Souza de Freitas Prof. Dr. Antonio Fernando Gouvêa da Silva Profa. Dra. Maria Walburga dos Santos Saiba mais sobre Chamada para dossiê "Democracia Participativa e Educação Cidadã: legados e reinvenção"

Edição Atual

v. 5 n. 2 (2019): Crítica Educativa
2ºsem2019
Publicado: 2020-01-02
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