Chamada para Dossiê "Modos de narrar a vida"

2021-10-25

O dossiê "Modos de narrar a vida", a ser publicado no v. 6 n. 2 (2021) da Revista Crítica Educativa da Universidade Federal de São Carlos, reunirá artigos que se situam no âmbito das abordagens biográficas (histórias de vida em formação, pesquisa biográfica, pesquisa narrativa, pesquisa (auto) biográfica, investigación narrativo-biográfica), que tomam como fonte de pesquisa as narrativas da experiência vivida em três perspectivas: como fenômeno antropológico, método de investigação científica e prática reflexiva de pesquisa-ação-formação. Ao longo dos últimos 40 anos, essa área da pesquisa qualitativa em Educação ampliou consideravelmente seu campo teórico-conceitual e métodos de investigação, explorando as narrativas biográficas e autobiográficas, a automedialidade, fotobiografias, videobriografias, autobiografismo, ludobiografias, autobiogeografias, autobiografia alimentar, musicobiografização como “modos de narrar a vida”. O objetivo do Dossiê é dar visibilidade a pesquisas e ensaios com foco nos múltiplos instrumentos semióticos que mediam as narrativas de si, incluindo a ficção literária, cartas pessoais, cartas pedagógicas, diários íntimos ou profissionais, diários escolares, poemas, memoriais, autobiografias, biografias, portfólios, fotografias, vídeos, romances de formação, projetos de si, projetos de vida. O interesse é aprofundar o diálogo entre Educação, Artes, Saúde, Ciências humanas e Sociais, Literatura, Cinema entre outras áreas de conhecimento e de autoconhecimento do humano no curso da vida, desde a mais tenra infância e por toda sua existência.


Prazo de submissão: 12 de dezembro/2021.
Publicação: dezembro/2021
https://www.criticaeducativa.ufscar.br

Organização:
Profa. Dra. Bárbara Sicardi Nakayama - UFSCar
Profa. Dra. Maria Conceição Passeggi – UFRN| UNICID
Prof. Dr. Joaquim Gonçalves Barbosa - UFSCar
Prof. Leandro Limoni de Campos Fonseca - UFSCar