A abordagem do texto literário no Programa São Paulo Faz Escola: implicações na formação do leitor literário (The approach of the literary text in the Program São Paulo Faz Escola: implications in the formation of the literary reader)

Autores

  • Cleber Ferreira Guimarães Secretaria Municipal de Educação (SEMED)- Campo Grande/MS

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.107

Palavras-chave:

São Paulo Faz Escola. Leitura. Formação do leitor literário.

Resumo

O objetivo geral desse estudo foi identificar e analisar a presença do texto literário no Programa São Paulo Faz Escola. Assim, realizou-se uma pesquisa qualitativa, com inclusão de uma análise documental dos Cadernos do Professor e do Aluno (2014), de Língua Portuguesa, da 1ª série do ensino médio, acoplados ao referido programa, bem como do Currículo do Estado de São Paulo (2010). Trata-se, portanto, de um recorte do conteúdo da pesquisa de mestrado intitulada A mediação docente e a formação do leitor no Programa São Paulo Faz Escola (GUIMARÃES, 2016), realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Oeste Paulista-SP. A análise foi efetuada a partir dos conceitos e práticas da pesquisa qualitativa e nas teorias de enfoque semiótico (histórico-cultural) de Bakhtin (2003; 2014), Colomer (2002), Trevizan (2000) dentre outros. Percebeu-se que há a presença de diferentes gêneros textuais nas atividades sugeridas para leitura, no Caderno do Aluno; contudo, a abordagem proposta pelas coleções escolares negligencia as teorias anunciadas no Currículo de Língua Portuguesa, dificultando, assim, a mediação do professor no processo de ensino de leitura do texto artístico e, consequentemente, na formação do jovem leitor.

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

Guimarães, C. F. (2017). A abordagem do texto literário no Programa São Paulo Faz Escola: implicações na formação do leitor literário (The approach of the literary text in the Program São Paulo Faz Escola: implications in the formation of the literary reader). Crítica Educativa, 3(1), 116–128. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.107