O PIBID e a aprendizagem da docência: a intervenção do professor- supervisor (PIBID and the teaching education: interventions of the supervisor teachers in partner schools)

Autores

  • Talita da Silva Campelo Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Giseli Barreto da Cruz Universidade federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.108

Palavras-chave:

Pedagogos docentes, PIBID, Parceria universidade-escola básica, Professor-Supervisor

Resumo

O artigo decorre de uma pesquisa que investigou os diferenciais da parceria universidade - escola básica para a formação inicial de pedagogos docentes no contexto do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) proposto pela CAPES. Metodologicamente, foi desenvolvido um estudo de caso sobre o PIBID Pedagogia de uma universidade federal do Rio de Janeiro. Os dados, construídos e analisados com base em Zeichner e Cochran-Smith e Lytle, sugerem que, especialmente pelo papel desenvolvido pelo professor supervisorda escola parceira, o PIBID potencializa a aprendizagem da docência dos licenciandos bolsistas. Essa aprendizagem se expressa na familiaridade com as especificidades do oficio docente, no favorecimento da compreensão da indissociabilidade entre teoria e prática e no desenvolvimento de uma postura investigativa.

Biografia do Autor

Talita da Silva Campelo, Prefeitura Municipal de Duque de Caxias Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora da rede municipal de Duque de Caxias (RJ). Doutoranda da Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ.

Giseli Barreto da Cruz, Universidade federal do Rio de Janeiro

Atualmente é professora adjunta da Faculdade de Educação da UFRj, membro do corpo docente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e coordenadora do GEPED - Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática e Formação de Professores. Anteriormente, atuou na educação básica exercendo as funções de docente e de pedagoga em redes públicas de ensino. Reúne significativa experiência na área de Educação, como professora e pedagoga, atuando com organização do trabalho pedagógico, currículo, avaliação, pesquisa, formação e prática docente. Tem se dedicado a pesquisas sobre Pedagogia, Didática e Formação de Professores.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Campelo, T. da S., & da Cruz, G. B. (2017). O PIBID e a aprendizagem da docência: a intervenção do professor- supervisor (PIBID and the teaching education: interventions of the supervisor teachers in partner schools). Crítica Educativa, 3(2), 188–203. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.108