Possibilidades e desafios no PROEJA: um estudo de caso através de entrevistas com professores (Possibilities and challenges in PROEJA: a case study through interviews with teachers)

Autores

  • Pauline Vielmo Miranda Universidade Federal de Santa Maria
  • Aline Bairros Soares Universidade Federal de Santa Maria
  • Paula Rochele Silveira Becher Universidade Federal de Santa Maria
  • Ascísio dos Reis Pereira Universidade Federal de Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.115

Palavras-chave:

PROEJA. Educação Profissional e Tecnológica. Evasão. Juvenilização.

Resumo

Frente às mudanças nas configurações do trabalho e da educação, que ocorreram ao longo do século XX e perduram na atualidade, busca-se através desse artigo debater algumas questões que envolvem o PROEJA. Através de revisão bibliográfica e documental e da realização de entrevistas semiestruturadas com docentes atuantes no Programa em um colégio da região central do Rio Grande do Sul, buscou-se compreender algumas das possibilidades e desafios que permeiam o Programa. A partir da análise qualitativa destas fontes, foram selecionados dois pontos de análise: os processos de evasão e juvenilização para o PROEJA. Verifica-se que os desafios são muitos, mas, em contraponto, destacam-se os pontos positivos que remetem à possibilidade da formação ampliada, a partir da integração entre vários saberes, visando a superação da unilateralidade voltada estritamente para as necessidades do mercado, novas oportunidades de emprego e a possibilidade do prosseguimento dos estudos, além da função social inclusiva que os cursos atendem.

Biografia do Autor

Pauline Vielmo Miranda, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada e Bacharel em Medicina Veterinária - UFSM. Aluna de Especialização em Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) Aplicadas à Educação - UFSM. E-mail: pauline.v.miranda@hotmail.com

Aline Bairros Soares, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Especialista em Mídias na Educação - FURG. Licenciada em Química - UFSM. Membro do Grupo de Materiais e Novas Tecnologias (MENTE) e no Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologias Educacionais em Rede (GEPETER), ambos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: aline.qmc.bs@gmail.com

Paula Rochele Silveira Becher, Universidade Federal de Santa Maria

Pesquisadora e Mestre em Educação Profissional e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Maria. Licenciada e Bacharel em História - UFSM. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Memória, Educação Profissional e Técnica "TÉKHNE", da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). E-mail: <chele_becher@yahoo.com.br>

Ascísio dos Reis Pereira, Universidade Federal de Santa Maria

Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria, junto ao Departamento de Fundamentos da Educação. Doutor em Educação, na área de História, Filosofia e Educação, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), Mestre m Filosofia, com ênfase em Ética, pela PUC-CAMPINAS e Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas, PUC-CAMPINAS. E-mail: ascisio@gmail.com

Referências

ARROYO, M. Educação de jovens-adultos: um campo de direitos e de responsabilidade pública. In: SOARES, Leôncio; GIOVANETTI, Maria Amélia Gomes de Castro; GOMES, Nilma Lino (orgs.) 2005.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília: Congresso Nacional, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Resolução CNE/CEB N 1º de 3 de julho de 2000 - Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação de Jovens e Adultos. Disponível em: <http://www.portalmec.gov.br>. Acesso em: 19 jun. 2016.

BRASIL. Decreto nº 5.154, de 23 de julho de 2004 - Regulamenta o § 2º do art. 36 e os arts. 39 a 41 da Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, e dá outras providências. Brasília, DF: 23 jul. 2004.

BRASIL. Decreto nº 5.840, de 13 de julho de 2006 - Institui, no âmbito federal, o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA, e dá outras providências. Brasília, DF: 13 jul. 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base: Educação Profissional Técnica de Nível Médio/Ensino Médio. Brasília, DF, 2007.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos – PROEJA. Documento Base: Formação Inicial e Continuada / Ensino Fundamental. Brasília, DF, 2007b.

BRUNEL, C. Jovens cada vez mais jovens na educação de Jovens de Adultos. Porto Alegre - RS, Ed. Mediação, 2004, p. 09-11.

CARRANO, P. Educação de Jovens e Adultos e juventude: o desafio de compreender os sentidos da presença dos jovens na escola da “segunda chance”. In: REVEJ@ - Revista de Educação de Jovens e Adultos, v. 1, n. 0, ago. 2007, p. 55-67.

CARVALHO, R. V. A juventude na educação de jovens e adultos: uma categoria provisória ou permanente? In: IX Congresso Nacional de Educação - EDUCERE, III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia, PUCPR, Paraná, outubro de 2009, p. 7804- 7815.

CIAVATTA, M.; FRIGOTTO, G.; RAMOS, M. A gênese do Decreto n. 5154/2004: um debate no contexto controverso da democracia restrita. In: __________ (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012. p. 21-56.

CURY, C. R. J. Diretrizes curriculares nacionais para a educação de jovens e adultos. Parecer nº 11 e Resolução da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, Brasília, 2000.

FERNANDES, A. P. Jovens na EJA, perspectiva do direito e transferências: responsabilidades de quem? Disponível em: <http://www.ulbra.br/3sbece/andreapf.pdf>. Acesso em: 2 jun. 2016.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas. 2014.

LIMA, L. C. Construindo modelos de gestão escolar. Cadernos de organização e gestão escolar, nº 4, 1ª ed. Lisboa: Instituto de Inovação Educacional, 1996.

LÜDKE, M. ANDRÉ, M. E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos de metodologia científica. 6ª edição. São Paulo: Atlas, 2010.

MORAES, R. Análise de conteúdo. Revista Educação, Porto Alegre, v. 22, n. 37, p. 7-32, 1999.

NEGRINE, A. Instrumentos de coleta de informações nas pesquisas qualitativas. In: MOLINA NETO, V.; TRIVIÑOS, A. N. S. (orgs.). A pesquisa qualitativa na Educação Física: alternativas metodológicas. Porto Alegre: UFRGS/Sulina, 1999, p. 61-93.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares para Educação de Jovens e Adultos. Secretaria de Estado de Educação do Paraná (SEED). Curitiba: Paraná, 2006. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_eja.pdf>. Acesso em: 20 set. 2016.

RAMOS, M. Possibilidades e desafios na organização do currículo integrado. In: __________ (orgs.). Ensino Médio Integrado: concepções e contradições. 3ª ed. São Paulo: Cortez, 2012, p. 107-128.

SANTOS, A. C. C. O ensino no PROEJA como estratégia de cidadania e inclusão profissional. Tese (Doutorado) – Universidade Federal da Paraíba – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social, 2013.

SARAÇOL, P. V. A potencialidade do PROEJA: histórias dos estudantes evadidos do IFRS campus Rio Grande. 2014. Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Rio Grande – Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, 2014.

SILVA, A. J. S. Formação profissional no PROEJA: a demanda de empregabilidade para os egressos do curso de mecânica do IFPA. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará - Programa de Pós-Graduação em Educação, 2012.

SOARES, L. Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.

ZANETTI NETO, G. Socialização e educação profissional: um estudo do Proeja – Cefetes. 2009. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal do Espírito Santo – Programa de Pós-Graduação em Educação, 2009.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

Miranda, P. V., Soares, A. B., Becher, P. R. S., & Pereira, A. dos R. (2017). Possibilidades e desafios no PROEJA: um estudo de caso através de entrevistas com professores (Possibilities and challenges in PROEJA: a case study through interviews with teachers). Crítica Educativa, 3(1), 85–100. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.115