A construção de uma sequência didática investigativa com o tema ‘saúde’: um relato do PIBID-Biologia da UFABC (The construction of an investigative didactic sequence with the 'health' theme: A report of Pibid-Biologia da UFABC)

Autores

  • Amanda Porto Nascimento Universidade Federal do ABC Av. dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil . CEP 09210-580 http://orcid.org/0000-0002-0556-2737
  • Bianca Melo Cegolin Universidade Federal do ABC Av. dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil . CEP 09210-580 http://orcid.org/0000-0003-3884-931X
  • Cínthia Lira dos Santos Universidade Federal do ABC Av. dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil . CEP 09210-580
  • Natalia Pirani Ghilardi-Lopes Universidade Federal do ABC Sala 287 - bloco Delta Rua Arcturus, 03 Jardim Antares - São Bernardo do Campo - SP - Brasil CEP 09606-070 http://orcid.org/0000-0001-6213-8871

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.118

Palavras-chave:

alfabetização científica, ensino por investigação, CTSA, contextualização

Resumo

O ensino por investigação não necessita estar limitado a atividades práticas ou laboratoriais e pode ser usado como uma ferramenta com vistas à Alfabetização Científica. Este trabalho relata o processo de construção, aplicação e avaliação de uma sequência didática investigativa com o tema “Saúde”. Foram fornecidos dados de pacientes hipotéticos no contexto da Copa do Mundo 2014 para que os alunos do 1º ano do Ensino Médio levantassem hipóteses sobre a doença que apresentavam. Após isso, eles realizaram uma pesquisa sobre a doença e apresentaram em sala. Muitos alunos tiveram dificuldades nas etapas, mas a maioria dos grupos atingiu os objetivos propostos. Concluímos que atividades contextualizadas e investigativas podem estimular os alunos e contribuir ao seu aprendizado em ciências.

Biografia do Autor

Amanda Porto Nascimento, Universidade Federal do ABC Av. dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil . CEP 09210-580

Graduada em Bacharelado em Ciência e Tecnologia e Licenciatura em Ciências Biológicas, cursando Bacharelado em Ciências Biológicas, todos pela UFABC. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFABC.

Bianca Melo Cegolin, Universidade Federal do ABC Av. dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil . CEP 09210-580

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas, todos pela UFABC. Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFABC.

Cínthia Lira dos Santos, Universidade Federal do ABC Av. dos Estados, 5001. Bairro Bangu. Santo André - SP - Brasil . CEP 09210-580

Graduanda em Bacharelado em Ciência e Tecnologia, cursando Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela UFABC. Foi bolsista CAPES no Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI) na Universidade de Coimbra (Portugal). Foi bolsista do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da UFABC.

Natalia Pirani Ghilardi-Lopes, Universidade Federal do ABC Sala 287 - bloco Delta Rua Arcturus, 03 Jardim Antares - São Bernardo do Campo - SP - Brasil CEP 09606-070

Centro de Ciências Naturais e Humanas
Universidade Federal do ABC

Referências

AZEVEDO, M.C.P.S. Ensino por investigação: problematizando as atividades em sala de aula. In: CARVALHO, A. M. P. (Org.). Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. São Paulo: Cengage Learning Editores. cap. 2, p. 19-33, 2004.

CAPES. Pibid - Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid/pibid>. Acesso em: 09/12/2014.

CICILLINI, G. A.; SICCA, N. A. L. O ensino de Ciências: metodologia de ensino e método científico. Ensino em Re-Vista, v. 1, n. 1, p. 37-41, 1992.

GAMA, R. P.; FIORENTINI, D. Formação Continuada em Grupos Colaborativos: Professores de Matemática Iniciantes e as Aprendizagens da Prática Profissional. Educ. Matem. Pesq., v. 11, n. 2, p. 441-446, 2009.

GATTI, B. A. Análise das políticas públicas para formação continuada no Brasil, na última década. Revista Brasileira de Educação, v. 13, n. 37, p. 57-70, 2008.

HERREID, C. F. The scientific method ain’t what it used to be. In: HERREID, C. F.; SCHILLER, N. A.; HERREID, K. F. (Orgs). Science stories: using case studies to teach critical thinking. cap. 1, p. 1-10. Arlington: NTSA Press, 2012.

LEMES, N. Argumentação, livro didático e discurso jornalístico: vozes que se cruzam na disputa pelo dizer e silenciar. 116f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2013.

MARCONDES, M. E. R.; CARMO, M. P.; SUART, R. C.; SILVA, E. L.; SOUZA, F. L.; SANTOS Jr., J. B.; AKAHOSHI, L. H. Materiais instrucionais numa perspectiva CTSA: uma análise de unidades didáticas produzidas por professores de química em formação continuada. Investigações em Ensino de Ciências, v. 14, n. 2, p. 281-298, 2009.

MILANI, O. M. W. A comunicação oral na apresentação de atividades escolares. In: SEED (Secretaria do Estado da Educação do Paraná). O professor PDE e os desafios da escola pública paranaense. p. 1-22, 2008.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E DO DESPORTO. Parâmetros Curriculares Nacionais: saúde. Brasília: MEC/SEF, v. 9, p. 244, 284, 1998.

MUNFORD, D.; LIMA, M. E. C. C.. Ensinar ciências por investigação: em quê estamos de acordo? Ensaio – Pesquisa em Educação em Ciências, v. 9, n. 1, p. 72-89, 2007.

PACÍFICO, S.M.R. Argumentação e autoria: o silenciamento do dizer.190f. Tese (Doutorado em Psicologia Educacional) - Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo, 2002.

PERRENOUD, P. Construir as competências desde a escola. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

RICARDO, E. C. A problematização e a contextualização no ensino das ciências: acerca das idéias de Paulo Freire e Gérard Fourez. In: IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2003, Bauru. Atas. 2003. p. 1 - 12.

RICARDO, E. C. Educação CTSA: obstáculos e possiblidades para sua implementação no contexto escolar. Ciência & Ensino, v. 1, número especial, p. 1-12, 2007.

SASSERON, L. H.; CARVALHO, A. M. P. Almejando a alfabetização científica no ensino fundamental: a proposição e a procura de indicadores do processo. Investigações em Ensino de Ciências, v. 8, n. 3, p.333-352, jan. 2008.

SOMEKH, B. Factors affecting teachers' pedagogical adoption of ICT In: VOOGT, J.; KNEZEK, G. (Eds.). International Handbook of Information Technology in Primary and Secondary Education. Springer International Handbooks of Education, n. 5, p. 449–460, 2008.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Nascimento, A. P., Cegolin, B. M., Santos, C. L. dos, & Ghilardi-Lopes, N. P. (2017). A construção de uma sequência didática investigativa com o tema ‘saúde’: um relato do PIBID-Biologia da UFABC (The construction of an investigative didactic sequence with the ’health’ theme: A report of Pibid-Biologia da UFABC). Crítica Educativa, 3(2), 727–738. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.118