Potencialidades do PIBID/Matemática para Formação de Professores no Brasil (Potential of the PIBID for the initial and continued formation of Mathematics teachers in Brazil)

Autores

  • Márcio Urel Rodrigues Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT http://orcid.org/0000-0001-8932-3815
  • ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.
  • LUCIANO DUARTE SILVA Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO, http://orcid.org/0000-0003-4510-9053

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.119

Palavras-chave:

PIBID, Formação Inicial, Formação Continuada, Professores de Matemática

Resumo

Neste artigo objetivamos elucidar as potencialidades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID, para a formação inicial e continuada de professores de Matemática no Brasil. Visando atender a esse objetivo, realizamos um recorte de uma pesquisa de doutorado defendida na UNESP – Rio Claro/SP. Os dados foram constituídos por meio de dois instrumentos: (i) Questionários respondidos por 394 participantes - Coordenadores de área, Supervisores e Licenciandos em Matemática - dos subprojetos do PIBID/Matemática de 83 universidades, localizadas nas cinco regiões do Brasil; e (ii) Entrevistas realizadas com Coordenadores institucionais ou de gestão do PIBID de três universidades – UFSCar, USP, UNESP – e, também com a diretora da DEB/Capes. Os dados foram analisados por meio de alguns conceitos da Análise de Conteúdo elucidados por Bardin (1977), os quais nos conduziram à identificação de quatro contribuições do PIBID para a formação inicial de professores de Matemática e duas contribuições do PIBID para os processos de formação continuada dos professores de Matemática. Assim sendo, concluímos afirmando que o PIBID como espaço formativo está proporcionando um novo cenário no contexto da formação inicial e continuada de professores de Matemática no Brasil.

Biografia do Autor

Márcio Urel Rodrigues, Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor Adjunto lotado na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas da Universidade do Estado de Mato Grosso – Campus Barra do Bugres/MT

Me graduei no curso de Licenciatura Plena de
Matemática pela UNEMAT Universidade
do Estado de Mato Grosso em 2004. Me tornei Mestre em Educação Matemática pela UNESP Universidade
Estadual Paulista Júlio
de Mesquita Filho em 2007 e em 2016 conclui o Doutorado na mesma instituição com a tese intitulada: Potencialidades do PIBID como Espaço Formativo para Professores de Matemática no Brasil. Tenho experiência como professor no Ensino Fundamental e Médio e experiência como formador de futuros professores de Matemática no Curso de Matemática da UNEMAT/MT. Atualmente sou PROFESSOR EFETIVO em DEDICAÇÃO EXCLUSIVA no Departamento de Matemática da Universidade do Estado de Mato Grosso Campus de Barra do Bugres na área de Educação Matemática E-mail: urelrodrigues@gmail.com

ROSANA GIARETTA SGUERRA MISKULIN, Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP.

Doutora em Educação Matemática, professora adjunta na Universidade Estadual Paulista (Unesp) – SP e do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática lotada no Departamento de Matemática do IGCE da Unesp – Campus de Rio Claro/SP. E-mail:  misk@rc.unesp.br

LUCIANO DUARTE SILVA, Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO,

Doutor em Educação Matemática pela Unesp – Rio Claro/SP. Professor lotado no Instituto Federal de Educação Ciências e Tecnologia/Campus Goiânia/GO, Emaillucianoduartee@gmail.com

Referências

ANDRÉ, M. A Equipe Gestora deve acolher e ajudar o Professor Iniciante. Revista Nova Escola. Edição 266. Outubro 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977. 229 p.

BENITES V. C. B. Formação de Professores de Matemática: dimensões presentes na relação PIBID e Comunidade de Prática. 2013. 124f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2013.

CAPES. Relatório de Gestão (2009-2014). Brasília: Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, 2015. Disponível em: <http://www.capes.gov.br/images/stories/download/bolsas/20150818_DEB-relatorio-de-gestao-vol-1-com-anexos.pdf>. Acesso em: 10 fev. 2017.

CAPES. Relatório de Gestão (2009-2013). Brasília: Diretoria de Formação de Professores da Educação Básica – DEB, 2014.

CAPES. Portaria nº 096, de 18 de Julho de 2013. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislacao/Portaria_096_18jul13_AprovaRegulamentoPIBID.pdf>. Acesso em: 10 ago. 2014.

CONTRERAS, J. Autonomia de Professores. São Paulo: Cortez, 2002.

D’ AMBROSIO, U. Prefácio. In: BORBA, M. C.; ARAÚJO, J. L. (Org.). Pesquisa Qualitativa em Educação Matemática. Belo Horizonte: Autêntica, 2004. 120 p.

FARIAS, I. M. S. O que move professores a aprender? Significados e implicações do PIBID na formação continuada. In: XVI Endipe, 2012, Campinas. Anais XVI Endipe. Campinas: UNICAMP, 2012.

FELÍCIO. H. M. S. O Pibid como “terceiro espaço” de formação inicial de professores. Revista Diálogo Educacional, v.14, n.42, p. 415-434 2014. Curitiba/PR.

FRANCISCO, C. A. Uma leitura da prática profissional do professor de Matemática. 2009. 189f. Tese (Doutorado em Educação Matemática) – Instituto de Geociências e Ciências Exatas de Rio Claro, Universidade Estadual Paulista, Rio Claro/SP, 2009.

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. E. D. A. Relatório de Avaliação qualitativa dos projetos Pibid implementados nas Instituições Brasileiras de Ensino Superior. CAPES/UNESCO, 2014.

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. (Org.). Um estudo avaliativo do Programa institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Textos - Fundação Carlos Chagas, n. 41, 120 p. ISSN: 1984-6002. São Paulo, 2014.

NÓVOA, A. Para uma formação de professores construída dentro da profissão. In: Professores: Imagens do futuro presente. Educa, Lisboa – Portugal, 2009.

PAMPLONA, A. S.; COSTA, W. N. G. As Influências do PIBID na Formação do Professor Pesquisador. In: TORRES, G. V. de S. et al. Dimensões da iniciação à docência: saberes e práticas do PIBID na UFMT (2009-2013). Cuiabá: EdUFMT, 2015. v.1 p. 21-35.

RODRIGUES, Márcio Urel. Potencialidades do PIBID como espaço formativo para professores de matemática no Brasil. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Instituto de Geociências e Ciências Exatas - Rio Claro, 2016 540 f.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Rodrigues, M. U., MISKULIN, R. G. S., & SILVA, L. D. (2017). Potencialidades do PIBID/Matemática para Formação de Professores no Brasil (Potential of the PIBID for the initial and continued formation of Mathematics teachers in Brazil). Crítica Educativa, 3(2), 573–590. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.119