Egressos do PIBID/UMESP: resultados de uma pesquisa (Students from PIBID/UMESP: presenting results.)

Autores

  • Norinês Panicacci Bahia Universidade Metodista de São Paulo
  • Roger Marchesini de Quadros Souza Universidade metodista de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.121

Palavras-chave:

formação de professores, PIBID, pesquisa com egressos

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com egressos do PIBID/UMESP realizada no período 2015/2017 e financiada pela FAPESP. O foco da investigação foi o de analisarmos se as ações e investimentos do PIBID estariam impactando a opção dos egressos pela docência na rede pública de ensino. Os procedimentos para a realização da investigação priorizaram, inicialmente, um mapeamento (por meio de buscadores da internet com o descritor “egressos PIBID”) acerca de pesquisas sobre o destino profissional de egressos que participaram do PIBID, o que resultou na localização e análise de 20 publicações de diversas IES (artigos, dissertações, teses, tccs e resumos de comunicações orais) e, num segundo momento, aplicamos um questionário para 18 egressos do PIBID/UMESP com questões para delineamento do perfil e sobre a experiência com o Programa. Visando o aprofundamento da reflexão sobre o processo formativo e a trajetória profissional, realizamos entrevistas com 4 egressos (dentre os 18 que responderam ao questionário, e que aceitaram colaborar). Os dados coletados e analisados indicam que a maioria dos egressos estão atuando como professores em escolas da rede pública de ensino, além da avaliação muito positiva sobre a importância da participação no PIBID para o processo formativo.

Biografia do Autor

Norinês Panicacci Bahia, Universidade Metodista de São Paulo

Graduação em Pedagogia (1981/PUC-SP), Mestrado e Doutorado em Educação (1995 e 2002 na PUC-SP) e Pós-Doutorado em Educação (2014/UNESP). Professora na Universidade Metodista de São Paulo desde 1999 e, atualmente, nas seguintes funções: Docente Pesquisadora do PPGE; Coordenadora da Linha de Pesquisa Formação de Educadores; Professora do Curso de Pedagogia; Editora do "Cadernos de Educação - reflexões e debates"; Coordenadora do GEPEAD - Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Formação e (Auto)biografias Docentes; Coordenadora Institucional do PIBID/UMESP. Foi Professora da Rede Pública de Ensino do Estado de São Paulo; Membro da Equipe Técnica do Ciclo Básico da CENP/SEESP e da FDE/SEESP; Capacitadora do CENPEC/SP. Professora há 37 anos, dos quais 22 anos no ensino superior. Possui experiência com os seguintes temas: formação de professores; currículo; cotidiano escolar; (auto)biografias; fracasso escolar; alfabetização; coordenação pedagógica; metodologia da pesquisa; representações sociais. Atualmente coordena pesquisa aprovada/financiada pela FAPESP.

Roger Marchesini de Quadros Souza, Universidade metodista de São Paulo

ossui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Fundação Santo André (1982), especialização em Supervisão Escolar na Faculdade de Filosofia e letras de São Bernardo do Campo, Mestrado em Filosofia e História da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1998) e Doutorado em Educação: História, Política, Sociedade. pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004).
É Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação na Universidade Metodista de São Paulo, também ministrando aulas e Supervisionando a Elaboração dos TCC's no Curso de Pedagogia  EaD. Leciona disciplinas de Política e Gestão Educacionais em diversas licenciaturas. Ministra a Disciplina  Didática do Ensino Superior em Pós-Graduação Lato Sensu na UGF e é Supervisor de TCC's do Curso de Pedagogia na modalidade EaD da UMESP.  
Tem Orientado Dissertações de Mestrado e Tese de Doutorado, além de participar em Bancas de Qualificação e Defesa em Pós-Graduação.Tem se dedicado em suas pesquisas, principalmente, aos seguintes temas: Políticas Públicas em Educação, Fracasso Escolar, Sociologia da Educação.
Atua como Coordenador de área de gestão de processos educacionais do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES - UMESP) envolvendo a participação das Licenciaturas da UMESP e escolas Públicas do Município de Mauá, de São Bernardo do Campo e do Estado de São Paulo

Referências

ALMEIDA, Jane S. de. Mulheres na educação: missão, vocação e destino? A feminização do magistério ao longo do século XX. In: SAVIANI et.al. O legado educacional do século XX no Brasil. 2ª ed., Campinas/SP: Autores Associados, 2006, p. 59-107.

AMBROSETTI, N. B.; ALMEIDA, P. C. A. A constituição da profissionalidade docente: tornar-se professora de educação infantil. Anais da 30ª ANPED, 2007, p. 1-17. Disponível em: <http://www.anped.org.br/reunioes/30ra/ trabalhos/GT08-3027--Int.pdf>. Acesso em: março/2017.

BAHIA, Norinês P. Curso de pedagogia presencial e a distância: uma análise sobre a formação e a atuação de egressos. Acta Scientiarum. Education, Maringá, v. 37, n. 3, july-sep./2015.

CHAMMON, Magda. Trajetória de feminização do Magistério – Ambiguidades e conflitos. Editora Autêntica, São Paulo, 2007.

FCC-Fundação Carlos Chagas. Atratividade da carreira docente no Brasil. Relatório Preliminar. 2009. Disponível em: <http://www.revistaescola.abril.com. br/pdf/relatorio-final-atratividade-carreira-docente.pdf>. Acesso em: março/2017.

FCC – Fundação Carlos Chagas. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Bernardete A. Gatti; Marli E. D. A. André; Nelson A. S. Gimenes; Laurizete Ferragut, pesquisadores. São Paulo, FCC/SEP, 2014.

FRANCO, Maria Laura P. B. Análise de conteúdo. Brasília: Plano Editora, 2003.

LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola – teoria e prática. 5. ed. revista e ampliada. Goiânia: MF Livros, 2008.

NÓVOA, António. Professores – imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

ROLDÃO, Maria do Céu N. Profissionalidade docente: o tempo e o modo de uma transformação. In: PINHO, Sheila Z. de. (org.). Formação de educadores – dilemas contemporâneos. São Paulo: Editora Unesp, 2011, p. 15-24.

SZYMANSKI, Heloísa (Org.). A entrevista na pesquisa em educação – a prática reflexiva. 3ª ed., Brasília: Liber Livro Editora, 2010.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Bahia, N. P., & Souza, R. M. de Q. (2017). Egressos do PIBID/UMESP: resultados de uma pesquisa (Students from PIBID/UMESP: presenting results.). Crítica Educativa, 3(2), 204–220. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.121