Formação inicial docente: em busca da qualidade da educação pública (Initial teacher training: in search of the quality of public education)

Autores

  • Vlademir Marim Universidade Federal de Uberlândia
  • Maria Beatriz Junqueira Bernardes Universidade Federal de Ubelândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.122

Palavras-chave:

PIBID, Formação de Professores, Políticas Públicas, Educação.

Resumo

O objetivo deste trabalho é analisar se as intenções dos licenciandos do PIBID, dos subprojetos desenvolvidos em um dos campi da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), se estão relacionadas com as atividades desenvolvidas em cada subprojeto e se essas estão de acordo com os objetivos determinados pela CAPES. Analisou-se 210 cartas de intenções selecionadas referentes aos licenciandos cadastrados nos 8 subprojetos da UFU. Os candidatos alegaram que veem no PIBID a possibilidade de adquirem conhecimentos pessoais participando do subprojeto e direcionam sua intenção para uma melhorar a formação acadêmica, entre outras. Afirma-se que o referido programa tem propiciado aos licenciandos: vivência em diferentes realidades escolares, levantamento do diagnóstico das condições do trabalho docente e, o ensino dos conteúdos escolares.

Biografia do Autor

Vlademir Marim, Universidade Federal de Uberlândia

Bacharel e Licenciado em Matemática, Pedagogo, Psicopedagogo, mestre e doutor em Educação Currículo pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Pós-Doutor na área de Políticas Públicas de Formação Docente realizado na Universidade Autônoma de Madrid (UAM). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP) curso de Matemática. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UFU) Mestrado Profissional. Autor das Coleções Saber Matemática e Fazer Matemática do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental publicada pela editora FTD (2013/2016).

Maria Beatriz Junqueira Bernardes, Universidade Federal de Ubelândia (UFU)

Possui graduação em Graduação em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (1990), mestrado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2001) e doutorado em Geografia pela Universidade Federal de Uberlândia (2007). Atualmente é professora associada 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Geografia, Atuando principalmente nos seguintes temas: educação ambiental e ensino de geografia.

Referências

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais. 2a ed. Brasília/ DF: MEC-SEF. Rio de Janeiro, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Fundo Nacional da Educação (FNE). 2016.

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). 2016.

DAKAR 2000

GARCIA, C. M. Formação de Professores: para uma mudança educativa. Porto/Portugal: Editora Porto, 1999.

GOMES, M. O. (Org.). Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo Loyola, 2011.

IMBERNÓN. Formação Docente e Profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. Porto Alegre: Cortez, 2000.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC). PIBID Apresentação. Disponível em: < http://portal.mec.gov.br/busca-geral/155-programas-e-acoes-1921564125/pibid-1390695255/233-pibid-apresentacao>. Acesso em: 26. set.2016.

MORIN, E. Os sete saberes necessários à Educação do Futuro. Tradução de Catarina E. F. da Silva e Jeanne Sawaya. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2001.

PERRENOUD, P. Dez novas competências para ensinar. Porto Alegre. Artmed, 2000.

SACRISTÁN, J.G. & GÓMEZ, A. I. P. Compreender e transformar o ensino. Porto Alegre: Artmed, 2000.

TARDIF, M. Formação dos professores e contextos sociais: perspectivas internacionais. Porto/Portugal: RËS, 1990.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Marim, V., & Bernardes, M. B. J. (2017). Formação inicial docente: em busca da qualidade da educação pública (Initial teacher training: in search of the quality of public education). Crítica Educativa, 3(2), 237–252. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.122