A prática pedagógica alfabetizadora após formação pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (The literacy pedagogic practice after training by the National Pact of Literacy in the Right Age - PNAIC)

Autores

  • Ligia de Carvalho Abões Vercelli Universidade Nove de Julho
  • Sueli Julioti

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.133

Palavras-chave:

Práticas pedagógicas. Processo de alfabetização. Formação continuada de professores. Professores alfabetizadores. PNAIC.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar e discutir parte dos resultados da nossa pesquisa de mestrado defendida em novembro de 2016 sobre a prática pedagógica de docentes alfabetizadores que acontece em um espaço constituído dialogicamente, portanto, fomentador de reflexão a respeito das práxis, das concepções ideológicas e metodológicas. A ênfase do recorte apresentado recairá sobre as falas dos(as) professores(as), uma vez que apontam a forma como a prática pedagógica alfabetizadora ocorre no cotidiano escolar após a formação oferecida pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A pesquisa conclui que é possível ocorrer a mudança da prática pedagógica, mas também é pertinente afirmar que uma proposta de formação continuada não pode, sozinha, proporcionar a reflexão para a possibilidade de mudança. Esta depende também das condições de trabalho dos professores e de seu compromisso com o processo de ensino e aprendizagem das crianças e, consequentemente, com o desenvolvimento da educação na sociedade.

Biografia do Autor

Ligia de Carvalho Abões Vercelli, Universidade Nove de Julho

Doutora e mestre em Educação. Graduada em Psicologia e em Pedagogia com especialização em Psicopedagogia. Docente do Programa de Mestrado em Gestão e Práticas Edcacionais na Universidade Nove de Julho (PROGEPE/Uninove). Editora dos Cadermos de Pós-Graduação em Educação da mesma universidade. Pesquisadora financiada pelo CNPQ. O foco das minhas pesquisas esá voltado para as políticas e as práticas da Educação Infantil.

Sueli Julioti

Mestre em Educação pelo Programa de Mestrado em Gestão e Prática Educacionais (Progepe) da Universidade Nove de Julho (Uninove), graduada em Pedagogia com especialização em Administração Escolar e em Educação e Neurociências. Professora da educação básica da rede estadual de São Paulo desde 2002 e Professora de Educação Infantil e Ensino Fundamental I na Prefeitura de São Paulo desde 2015. 

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

Vercelli, L. de C. A., & Julioti, S. (2017). A prática pedagógica alfabetizadora após formação pelo Pacto Nacional de Alfabetização na Idade Certa - PNAIC (The literacy pedagogic practice after training by the National Pact of Literacy in the Right Age - PNAIC). Crítica Educativa, 3(1), 34–49. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.133