PIBID: Análise dos portfólios reflexivos de um projeto interdisciplinar e a formação docente (PIBID: Analysis of the reflective portfolios of an interdisciplinary project and the teacher training)

Autores

  • Renata Sebastiani Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras
  • Estéfano Vizconde Veraszto Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.134

Palavras-chave:

PIBID Interdisciplinar, portfólios, narrativas

Resumo

Este trabalho avaliou portfólios de bolsistas do PIBID (Programa de Iniciação à Docência) Interdisciplinar, analisando as narrativas acerca do desempenho individual no projeto, das motivações intrínsecas e dos processos de aprendizagem vivenciados. Participaram da pesquisa dezesseis alunos de Licenciatura em Ciências Biológicas (13), Química (2) e Física (1). Foram analisados quarenta portfólios, produzidos entre o primeiro semestre de 2014 e o segundo semestre de 2015. Os dados constituídos pelos portfólios originaram quatro categorias, Relacionamento com a equipe, Relacionamento com os alunos da escola, Relacionamento com os professores da escola e Contribuições do PIBID na formação docente. De maneira geral, foi possível concluir que o PIBID cumpre papel fundamental em favorecer experiências enriquecedoras aos alunos de graduação no processo de formação inicial docente. Os dados evidenciaram que o PIBID é responsável pelo fortalecimento do interesse pela carreira docente e contribui para a formação prática dos licenciandos envolvidos. O principal desafio enfrentado pelo PIBID é a falta de verba e a insegurança em relação à manutenção do programa, sendo registrado como sugestão a observação dos resultados do PIBID para implantação de novos programas de formação docente.

Biografia do Autor

Renata Sebastiani, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

Bacharel e Licenciada em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (2000), Mestre em Ciências Biológicas (Botânica) pela Universidade de São Paulo (2004) e Doutora em Biodiversidade e Meio Ambiente (Área de Plantas Vasculares) pelo Instituto de Botânica (2010). Atualmente é Professor Adjunto do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de São Carlos, Campus de Araras, onde compõe os grupos de pesquisa Grupo de estudos e pesquisas em aprendizagem, desenvolvimento humano e escolaridade: abordagens críticas e Biologia de Polinizadores e Dispersares de Sementes. Leciona para os cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e de Bacharelado em Agroecologia. É responsável pelas disciplinas obrigatórias de Introdução à Sistemática Vegetal para a Agroecologia, Sistemática Vegetal, Sistemática de Criptógamas e Morfologia e Anatomia Vegetal (estes últimos para Ciências Biológicas). É coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Sistemática Vegetal no Centro de Ciências Agrárias, onde atua como docente. É especialista em Malpighiaceae e atua também em sistemática de fanerógamas e como orientadora de iniciações científicas e de monografias de conclusão de curso em Botânica e em Ensino de Ciências. Participa do PIBID (Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência) como Coordenadora de Área, orientando alunos no Subprojeto Interdisciplinar, contemplada com Bolsa CAPES na categoria Coordenador. É docente permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGEDCM-Ar), atuando na linha de pesquisa de Ensino e aprendizagem em Ciências e Matemática: fundamentos, processos e produções, na área de Ensino de Botânica.

Estéfano Vizconde Veraszto, Universidade Federal de São Carlos, UFSCar Campus Araras

Físico e Doutor em Educação Ciência e Tecnologia pela UNICAMP, com estágio na Universidade Complutense de Madrid. Professor Adjunto da UFSCar, Campus Araras. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Sebastiani, R., & Veraszto, E. V. (2017). PIBID: Análise dos portfólios reflexivos de um projeto interdisciplinar e a formação docente (PIBID: Analysis of the reflective portfolios of an interdisciplinary project and the teacher training). Crítica Educativa, 3(2), 533–543. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.134