Formação de docentes para a educação profissional: problemas e desafios (Training of teachers for professional education: problems and challenges)

Autores

  • Juliana Cristina Maciel Martins Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Juliana de Souza Soares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Paulo Roberto Vidal de Negreiros Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Sandra Freitas de Souza Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.137

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Profissional, OBEDUC

Resumo

Este artigo objetiva analisar a Formação de Professores para o Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT), a partir dos dados quantitativos, coletados pela Pesquisa do Observatório de Educação (OBEDUC)[1], desenvolvida entre 2010-2014. Em síntese, se fará uma interlocução entre os dados resultantes da aplicação de um questionário, aos docentes do referido nível de ensino[2] e os aportes teóricos, oriundos de estudos sobre a formação de docentes para a Educação Profissional.


[1] Essa pesquisa se intitulou “Educação Técnica de Nível Médio da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de Minas Gerais: Organização dos IFETs, Políticas para o Trabalho Docente, Permanência/Evasão de Estudantes e Transição para o Ensino Superior e para o Trabalho”. Essa investigação foi desenvolvida em três núcleos: Núcleo situado na UFMG, que investigou a evasão/abandono de alunos; Núcleo do CEFET/MG, que pesquisou a transição para o ensino superior e para o trabalho e o Núcleo situado na PUC-Minas, que investigou a Formação/Profissionalização e o trabalho docente.

[2] Esses professores estavam vinculados à Rede Federal de Educação Profissional científica e Tecnológica (RFEPCT) de Minas Gerais e, lecionavam no âmbito da Educação Profissional.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Maciel Martins, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestranda no Programa de Pós Graduação em Educação da PUC Minas, na Linha de Pesquisa Educação: Direito à Educação e Políticas Educacionais para os Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino. Graduada em Pedagogia com ênfase em Necessidades Educacionais Especiais, pela PUC Minas (2014). Atuou como Bolsista de Iniciação Científica no Programa de Pós-graduação em Educação da PUC Minas (2013-2014), nos seguintes temas: Trabalho Docente; Políticas Públicas para a Educação Profissional e Educação de Pessoas com Deficiência. Desde 2015 atua como Professora da Educação Básica na Rede Estadual de Ensino de Minas Gerais.

Juliana de Souza Soares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Mestre pela Puc Minas, na Linha de Pesquisa: Educação - Direito a Educação e Políticas Educacionais para os Diferentes Níveis e Modalidades de Ensino. Possui Bacharelado e Licenciatura em História - PUC MG (2002), e Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação em Projetos Sociais (2009), pela Universidade Federal de Minas Gerais. Sua área de atuação é focada principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Educação Técnica e Profissional, Avaliação de Programas Sociais e Educacionais, Projetos e Políticas Educacionais.

Paulo Roberto Vidal de Negreiros, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras das Faculdades Associadas do Ipiranga – São Paulo (1983). Especialista em História do Brasil pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Belo Horizonte (1988). Especialista em Supervisão e Orientação Escolar pela Universidade do Estado de Minas Gerais (1994).  Especialista em Gestão e Supervisão Escolar pela Pontifícia Universidade Católica de MinasGerais (1998). Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2004). Gestor Pedagógico do Colégio Santo Agostinho – Unidade Nova Lima. Membro do Comitê de Formação Docente da SIC (Mantenedora da unidade educacional). Doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.

Sandra Freitas de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Minas, Mestre do Programa de Pós-graduação em Educação da PUC-Minas, Especialização em Educação Especial; Alfabetização e Educação Pré-escolar, Graduada em Psicologia e Pedagogia. Supervisora Pedagógica (efetiva) da Escola Estadual Pestalozzi, desde 2002; atuando como Coordenadora do Núcleo de Capacitação de Professores em Educação Inclusiva com ênfase em Deficiência Intelectual, da SEE-MG, desde 2008. Professora de Turma no curso de Pós-graduação em Gestão Escolar–EaD, pela UFOP (UniversidadeFederalde Ouro Preto) desde 2013. Professora nos cursos de Pós- graduação em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior- EaD, pela Universidade Fumec, desde 2012. Orientadora de TCC de alunos dos cursos de Pós-graduação em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior-EaD, pela Universidade Fumec, desde 2009.

Referências

ARAÚJO, R. M. L. Formação de professores para a Educação Profissional e tecnológica e a necessária atitude docente integradora. In: DALBEN, A. et al (Org.). Coleção Didática e Prática de Ensino:Convergências e Tensões no Campo da Formação e do Trabalho Docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 479-496.

BRASIL. Lei Nº. 11.892/08 de 29 de dezembro de 2008. Diário Oficial da União, Edição de 30/12/2008. Brasília, 2008.

BRASIL. MEC/ Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. Proposta em Discussão - Políticas Públicas para a Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: MEC, 2004.

GARIGLIO, José Ângelo; BURNIER, Suzana Lana. Os professores da educação profissional: saberes e práticas. Cadernos de Pesquisa, v. 44, n. 154, p. 934-959, 2014.

GATTI, B. A. Estudos Quantitativos em Educação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

KUENZER, Acácia. Formação de Professores para a Educação Profissional e tecnológica: perspectivas históricas e desafios contemporâneos. In: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Formação de Professores para Educação Profissional e Tecnológica. Brasília: Inep, 2008. p.19-40. KUENZER, A. Z. Formação de professores para a educação profissional e tecnológica. In: DALBEN, A. L.; DINIZ, J.; LEAL, L.; SANTOS, L. (Org.). Convergências e tensões no campo de formação e do trabalho docente. Belo Horizonte: Autêntica, 2010. p. 497 - 518. (Didática e prática de ensino).

MACHADO, L. R. S. Diferenciais inovadores na formação de professores para a educação profissional. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica. v. 1, n. 1, jun. 2008 - . Brasília: MEC, SETEC, 2008.p. 8-22.

MOURA, Dante Henrique. A formação docente para uma educação profissional e tecnológica socialmente produtiva. In: Formação de professores para educação profissional e tecnológica. Brasília: INEP, 2008. p. 193-223.

OLIVEIRA, M. R. N. S. A formação de professores para a educação profissional técnica de nível médio. Congresso Estadual Paulista sobre Formação de Educadores, 10. Águas de Lindóia, 2009.

OLIVEIRA, M. R. N. S. A Pesquisa sobre a Formação Inicial e Continuada de Professores para a Educação Profissional. In: Simpósio Internacional sobre Trabalho e Educação, VI. Anais...UFMG. Belo Horizonte,2011.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Martins, J. C. M., Soares, J. de S., Negreiros, P. R. V. de, & Souza, S. F. de. (2017). Formação de docentes para a educação profissional: problemas e desafios (Training of teachers for professional education: problems and challenges). Crítica Educativa, 3(2), 94–108. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.137