Princípios e práticas para formação de professores em ambiente escolar: o movimento das ações estabelecidas em um grupo pibidiano (Principles and practices for teacher training in school environment: the movement of actions established in a PIBID group)

Autores

  • Neusa Maria Marques de Souza UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL
  • Neiva Nazareth da Silva UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.138

Palavras-chave:

Atividade de Ensino. Teoria Histórico-Cultural. Formação de Professores de Matemática

Resumo

Neste artigo relata-se uma pesquisa cujo objetivo foi investigar aspectos potencializadores da apropriação do conhecimento sobre atividade de ensino, emanados dos princípios e práticas de uma proposta de formação de professores no ambiente escolar, sustentada na teoria Histórico-Cultural com enfoque na Teoria da Atividade. Os dados foram coletados em um grupo constituído pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), através de questionários, entrevistas, portfólios e e-mails. A análise documental baseou-se no decreto nº 6.755, que estabeleceu os princípios dessa formação, e a análise das práticas de formação baseou-se no método estruturado pelo materialismo-dialético, unidade organizada por cenas que compõem episódios e conduzem à identificação dos elementos estruturantes do processo. As falas dos integrantes do grupo convergem para a melhoria da qualidade na formação inicial e contínua dos professores, mas evidências revelam uma prática com ações e reflexões pontuais, restritas ao cumprimento do programa, limitadas ao saber fazer. Discussões coletivas e elaboração conjunta dão lugar às ações individuais que não se constituem objeto mediador dos integrantes do grupo no movimento formativo.

Biografia do Autor

Neusa Maria Marques de Souza, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MATO GROSSO DO SUL

Pós-doutorado em Educação Matemática pela Universidade de São Paulo (USP-SP), doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, mestre em Educação pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” (UNESP). Docente colaboradora do programa de Pós-Graduação em Educação Matemática na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, com vínculo de Professora Associada II aposentada. Professora Visitante do PPGECM - do programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática da Universidade Federal de Goiás. Membro do grupo de pesquisa GEPAPe. E-mail: <neusamms@uol.com.br>.

Neiva Nazareth da Silva, UFMS

Mestre em Educação Matemática pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), membro do grupo de pesquisa **Alfabetização, Letramento e Letramento Matemático (UFMS); E-mail: neivanazareth@gmail.com

Referências

BERNARDES, M. E. M. Pedagogia e Mediação pedagógica. In: José Carlos Libâneo; Nilda Alves. (org.). Temas de Pedagogia: diálogos entre didática e currículo. 1ed. São Paulo: Cortez Editora, 2012, v. 1, p. 77-97.

BRASIL Decreto n. 6.755, de 29 de janeiro de 2009. Institui a Política Nacional de Formação de Profissionais do Magistério da Educação Básica, disciplina a atuação da CAPES no fomento de programas de formação inicial e continuada. Disponível em: <https://www.capes.gov.br/images/stories/download/legislação/Decreto-6755-2009.pdf >. Acesso em: 08 jan. 2013.

CANÁRIO, R. A escola: o lugar onde os professores aprendem. Psicologia da Educação, São Paulo, n.6, p.9-27, 1998.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores, tradução de Santa Tabuco Valenzuela. 2 ed. São Paulo: Cortez, 2002.

DAVIS, C. L. F. et al. Formação continuada de professores: uma análise das modalidades e das práticas em estados e municípios brasileiros. Cadernos de Pesquisa (Fundação Carlos Chagas. Impresso), v.41, p. 01-129, 2011.

DAVÍDOV, V. V. La enseñanza escolar y eldesarrollo psíquico. Moscú: Editorial Progresso, 1988.

ESTEVES, A. K. Números decimais na escola fundamental: interações entre conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. 2009, 153 f. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática) – Instituto de Matemática e Estatística, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS. Campo Grande, 2009.

GARCIA, M.C. A formação de professores: novas perspectivas baseada na investigação sobre o pensamento do professor. NÓVOA, A. (org.) Os professores e sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1995. p. 51-76.

GATTI, B. A; BARRETO, E. S. (coord.). Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), 2010.

LEONTIEV, A. N. O desenvolvimento do psiquismo. Lisboa: Livros Horizonte, 2004.

__________. Actividade Consciência e Personalidade. Tomado da edição original em russo. Moscú: Editorial Politzdat, 1975. Trad. Maria Silvia Cintra Martins. The Marxists Internet Archive, 1978.

MARTINS, L. M. O legado do século XX para a formação de professores. In: Martins, L.M.; Duarte, N.. (org.). Formação de Professores: limites contemporâneos e alternativas necessárias. 1ed. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010, v. 01, p. 13-32.

MORETTI, V. D. Professores de Matemática em atividade de ensino: uma perspectiva histórico-cultural para a formação docente. 2007. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007.

__________. MOURA, M. O. A Formação Docente na Perspectiva Histórico-Cultural: em busca da superação da competência individual. Psicologia Política. v.10, n 20, p. 345-361, jul./dez. 2010.

MOURA, M. O. A atividade de ensino como unidade formadora. Revista Bolema. Ano 2., v.11, n. 12, p. 29-43, 1997.

__________. O educador matemático na coletividade de formação: uma experiência com a escola pública. 2000. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo. 2000.

RIBEIRO, F. D. A aprendizagem da docência na prática de ensino e no estágio: contribuições da teoria da atividade. 2011. Tese (Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.

SAVIANI, D. A Pedagogia no Brasil, História e Teoria. Campinas/SP: Autores Associados, 2012.

__________. Formação de professores: aspectos históricos e teóricos do problema no contexto brasileiro. Revista Brasileira de Educação. v. 14, n. 40, jan./abr., 2009.

__________. Do senso comum à consciência filosófica. São Paulo: Autores Associados, 1989.

SHÖN, D. The Reflective Practitioner: how professional think in action. New York: Basic Books, 1983.

SOUZA, N. M. M. Professores que Ensinam Alunos que não Aprendem: paradoxos em contextos de escolarização básica e a busca da compreensão do papel da atividade de ensino em matemática. 2013. Relatório (Pós-Doutorado) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.

VIGOTSKI, L. S. Teoria e Método em Psicologia. São Paulo: Martins Fontes, 2004.

ZEICHNER, K. Uma análise crítica sobre “reflexão” como conceito estruturante na formação docente. Educação e Sociedade, Campinas, vol. 29, n. 103, p. 535-554, maio/ago. 2008.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Souza, N. M. M. de, & Silva, N. N. da. (2017). Princípios e práticas para formação de professores em ambiente escolar: o movimento das ações estabelecidas em um grupo pibidiano (Principles and practices for teacher training in school environment: the movement of actions established in a PIBID group). Crítica Educativa, 3(2), 253–268. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.138