Formação continuada de professores de Matemática e a pesquisa colaborativa (The continued training of math teachers and the collaborative research)

Autores

  • Nickson Moretti Jorge Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS
  • Patrícia Sandalo Pereira Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.139

Palavras-chave:

Observatório da Educação, Pesquisa Colaborativa, Formação de Professores.

Resumo

Este artigo tem como finalidade apresentar um recorte da dissertação de mestrado desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul– UFMS. Os dados foram coletados durante a participação no projeto de pesquisa em rede intitulado “Trabalho colaborativo com professores que ensinam Matemática na Educação Básica em escolas públicas das regiões Nordeste e Centro-Oeste”, vinculado ao Programa Observatório da Educação– OBEDUC/Capes. A pesquisa buscou compreender o processo reflexivo de um professor de Matemática sobre a sua prática docente no âmbito de sala de aula. Como referencial teórico e metodológico, utilizamos a pesquisa colaborativa, fundamentada em Ibiapina (2008). Desenvolvemos a espiral reflexiva ampliada, que possui, como procedimentos, os planejamentos das aulas, a aplicação da aula na escola, as entrevistas, as sessões reflexivas, o novo planejamento, a nova aplicação da aula, a nova entrevista e a nova sessão reflexiva. Os resultados apontaram que a pesquisa colaborativa orientada pelos procedimentos metodológicos da espiral reflexiva ampliada cria oportunidades de reflexão em um processo formativo por meio das significações e das ressignificações mediadas pela construção da prática docente dos professores

Biografia do Autor

Nickson Moretti Jorge, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática - UFMS

Patrícia Sandalo Pereira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Docente do Instituto de Matemática - INMA - UFMS

Área: Educação Matemática

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Jorge, N. M., & Pereira, P. S. (2017). Formação continuada de professores de Matemática e a pesquisa colaborativa (The continued training of math teachers and the collaborative research). Crítica Educativa, 3(2), 159–172. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.139