O organizador curricular por meio de atividade social: reflexões sobre o Pibid Língua Inglesa (The curricular organizer based on Social Activity: Reflections About PIBID English Language)

Autores

  • Daniela Vendramini Zanella Universidade de Sorocaba
  • Tamara Cristine de Araújo Universidade de Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.141

Palavras-chave:

PIBID. Currículo. Ensino-aprendizagem. Língua inglesa. Atividade Social.

Resumo

Este trabalho objetiva discutir um organizador curricular baseado em Atividade Social para ser desenvolvido em projeto de PIBID de Língua Inglesa, em escola pública. Para isso, descrevemos uma proposta de ensino-aprendizagem, analisando-a por meio de categorias argumentativas e interpretando-a conforme conceitos revisitados em estudos bibliográficos. Como resultados parciais, constatamos que o organizador curricular, por lidar com práticas sociais e considerar os alunos sujeitos engajados na transformação do mundo e do seu conhecimento, pode ser uma forma de se planejar propostas para o projeto do PIBID, pois estabelece a língua inglesa e os gêneros como instrumentos que permitem atingir objetivos de interesse dos alunos e possibilita a eles a criação de um papel social e consciência crítica.

Biografia do Autor

Daniela Vendramini Zanella, Universidade de Sorocaba

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem. Coordenadora da subárea de língua inglesa do PIBID na Universidade de Sorocaba. Líder do grupo do diretório do CNPq: Formação docente na perspectiva da TASHC e linguagem. Professora titular do Curso de Letras: Português e Inglês. Universidade de Sorocaba.

Tamara Cristine de Araújo, Universidade de Sorocaba

Graduada em Comunicação Social: Jornalismo. Aluna de Letras: Português e Inglês. Bolsista do PIBID Língua Inglesa de 2015 a 2016. Universidade de Sorocaba. 

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Vendramini Zanella, D., & de Araújo, T. C. (2017). O organizador curricular por meio de atividade social: reflexões sobre o Pibid Língua Inglesa (The curricular organizer based on Social Activity: Reflections About PIBID English Language). Crítica Educativa, 3(2), 561–572. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.141