Espiral da Aprendizagem Docente: compreensão de egressos acerca de tornar-se professor (Teacher Learning Spiral: the comprehension of graduates about the process of becoming a teacher)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.142

Resumo

Apresenta-se a Espiral da Aprendizagem Docente, constituída a partir da compreensão de egressas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), sobre o seu processo de formação no curso de Pedagogia de uma IES comunitária e filantrópica do sul do país. A metodologia, de abordagem qualitativa, e a análise dos dados ancoram-se na Análise Textual Discursiva sobre entrevistas e documentos oficiais nacionais e institucionais. Foram identificadas as categorias de Prática Reflexiva como Elemento Estruturante da Aprendizagem Docente, Multiplicidade de Saberes Necessários à Docência, Interlocução Teoria-Prática e Ser Professora: Desenvolvimento Profissional Docente. Chegou-se ao entendimento de que, na medida em que as experiências vivenciadas pelas egressas nas práticas de iniciação à docência foram sendo [re]elaboradas e [res]significadas, por meio de ações concretas de situações de aprendizagem na realidade escolar, as licenciandas [re]construíram o processo de tornar-se professor. Assim, entende-se que o PIBID contribui com a aprendizagem docente, constitui-se em um programa para formação inicial de professores, proporcionando aos estudantes diferentes interpretações sobre o que significa ser professor. 

Palavras-chave:  Educação superior. Aprendizagem docente. PIBID. Formação de professores.

Biografia do Autor

FERNANDA FIGUEIRA MARQUEZAN, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria/RS

Licenciatura em Pedagogia Séries Iniciais do Ensino Fundamental, Centro Universitário Franciscano, Santa Maria, RS. Mestre em Educação, Universidade de Passo Fundo (UPF), RS. Doutora em Educação, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), Porto Alegre, RS.

Docente do Curso de Pedagogia e Mestrado em Ensino de Humanidades e Linguagens. Coordenadora do PIBID Pedagogia,  Centro Universitário Franciscano. 

 

Marília Costa Morosini, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)

Possui licenciatura e bacharelado em Ciências Sociais (1970), mestrado em Sociologia Educacional (1975) e doutorado em Educação pela UFRGS (1990) e pós-doutorado no LILLAS/Universidade do Texas (2002/2003). Coordenadora do CEES - Centro de Estudos em Educação Superior - PUCRS; da RIES (Rede Sulbrasileira de Investigadores da Educação Superior) - Núcleo de Excelência em C, T&I, CNPq/ FAPERGS/PRONEX; Coord. do Observatório de Educação Indicadores de Qualidade do Ensino Superior (CAPES/INEP) e da Rede UNIVERSITAS ligada ao GT Politica de Educação Superior/ANPED (1996 ? 2012) e Coord. do programa conjunto de pesquisa CAPES/UTEXAS (2006 ? 2012) Qualidade na Educação Superior; e coord. a da Rede CEES/PUCRS - School of Education /Newcastle University. Coord. e membro do Comitê Assessor da Cooperação Internacional FAPERGS (2008 -...) e membro CA Educação (2004....) . Membro da EAIR (European Association of Institutional Research). Membro da LASA ? Latin American Studies Association. Membro representante da área de Ciências Humanas da CTAA/ INEP/ MEC (2006-2012); bolsista produtividade 1A do CNPq, integra o CA - Ad Hoc de Educação da CAPES. 

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

MARQUEZAN, F. F., & Morosini, M. C. (2017). Espiral da Aprendizagem Docente: compreensão de egressos acerca de tornar-se professor (Teacher Learning Spiral: the comprehension of graduates about the process of becoming a teacher). Crítica Educativa, 3(2), 676–691. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.142