Contribuições para alfabetização e letramento com o ensino de geografia: uma experiência com o PIBID (Contributions to literacy in Geography teaching: an experience with PIBID)

Autores

  • Fábio Pessoa Vieira UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS
  • Laura Santana Rodrigues
  • Deusiane Rodrigues dos Santos

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.151

Palavras-chave:

Pibid, Paisagem, Geografia, Leitura, Escrita

Resumo

O artigo visa apresentar outras possibilidades de leitura e escrita, a partir de uma experiência propiciada pelo PIBID. Possibilidade que se realiza a partir de um entendimento de que é possível desenvolver as habilidades de alfabetização e de letramento, tendo como elementos o vivido e o cotidiano. Para tanto, desenvolvemos um projeto sobre leituras das paisagens, que visou possibilitar aos estudantes, do ensino fundamental, de uma escola estadual localizada no município de Tocantinópolis-TO lerem o mundo e as palavras. O cerne metodológico, orientado por um viés construtivista, é o estudo do meio, que visou propiciar aos estudantes a leitura das transformações das paisagens existentes em seu lugar. Como resultado, foi elaborado, pelos estudantes, com orientação das bolsistas de iniciação à docência, uma maquete como um produto gerado a partir da leitura do mundo vivido por eles e que possa vir a servir como um material didático para estudos futuros sobre o seu espaço e o seu lugar.

Referências

ARTIOLI, Carmem Lúcia; ALMEIRA, Juliana Santana de, LIMA; Viviane de Almeida (Org). Contribuições do PIBID/UFT para Docência. Goiânia: Ed. da PUC Goiás, 2011.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de História fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2004.

BRASIL. Coordenação De Aperfeiçoamento De Pessoal De Nível Superior – Capes. Portaria n. 096, de 18 de julho de 2013.

BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis. Alfabetização e Letramento: Por uma Proposta Didática Para Alfabetizar Letrando. In: VI Encontro de Pesquisa em Educação, 2010, Teresina. Anais do VI Encontro de Pesquisa em Educação: O PENSAMENTO PEDAGOGICO NA CONTEMPORANEIDADE. Teresina: Universidade Federal do Piauí- UFPI, 2010.

CAVALCANTI, Lana de Souza. A Geografia escolar e a Cidade: ensaios sobre o ensino de Geografia para a vida urbana cotidiana. Campinas-SP: Papirus, 2008.

_______. Ensino de Geografia e diversidade: Construção de conhecimentos geográficos escolares e atribuição de significados pelos diversos sujeitos do processo de ensino. In CASTELLAR, Sônia (Org.) Educação Geográfica: Teorias e Práticas Docentes. São Paulo: Contexto, 2010.

CALLAI, Helena Copetti, Aprendendo a ler o mundo: A geografia nos anos iniciais do ensino fundamental. Caderno Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/ago. 2005

CURTO, Luís Maaruny; MORILLO, Maribel Ministral; TEIXIDÓ, Manuel Miralles. Escrever e ler: como as crianças aprendem e como o professor pode ensiná-las a escrever e a ler. 2 v. Porto Alegre: Artmed, 2000.

FAZENDA, Ivani Catarina Arantes (Org.). Integração e interdisciplinaridade no ensino brasileiro: efetividade ou ideologia? São Paulo: Loyola, 1979.

FONTES, Francicleide Cesário de Oliveira, BENEVIDES, Araceli Sobreira. Alfabetização de crianças: dos métodos à alfabetização em uma perspectiva de letramento. In: Fórum Internacional de Pedagogia, 2013, Vitória da Conquista - BA. Anais Fiped V (2013). Vitória da Conquista - BA, 2013. v. I. Disponível em:< http://www.editorarealize.com.br/revistas/fiped/trabalhos/Trabalho_Comunicacao_oral_idinscrito_101_cc5184d6d9e54ff6989cf11c146e12db.pdf> Acesso em 24 Abril. 2017.

LARROSA, Jorge. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação. São Paulo. n.19, p.20-28, 2002.

LOCATELLI, Cleomar; CASTRO, JhonWeiner; PASSOS, Vânia Maria de A. (Org.). PIBID da UFT: O desafio de formar professores. Nagô Editora, 2014.

MARANDOLA Jr Eduardo. Lugar Enquanto Circunstancialidade In: MARANDOLA Jr Eduardo, HOLZER Wherther, OLIVEIRA Lívia de (Orgs). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p.227-247.

PONTUSCHKA, Nidia Nacib. A Geografia: pesquisa e ensino. In: ALESSANDRI, Ana Fani Carlos (Org.). Novos caminhos da Geografia. São Paulo: Contexto, 1999.

RELPH, Edward. Reflexões sobre a Emergência, Aspectos e Essência de Lugar. In: MARANDOLA Jr Eduardo, HOLZER Wherther, OLIVEIRA Lívia de (Orgs). Qual o espaço do lugar?: geografia, epistemologia, fenomenologia. São Paulo: Perspectiva, p.17-32, 2012.

SANTOS, Laudenides Pontes dos. O Estudo do Lugar no Ensino de Geografia: Os Espaços Cotidianos na Geografia Escolar. Rio Claro, 2010. Disponível em:< https://repositorio.unesp.br/bitstream/handle/11449/95559/santos_lp_me_rcla.pdf?sequence=1>. Acesso em: 24 Abril 2017.

TUAN, Yi-Fu. Topofilia: Um estudo da percepção, atitude e valores do meio ambiente. Tradução de Lívia de Oliveira. Londrina: Eduel, 2012.

VLACH, Vânia Rubia Farias. Fragmentos para uma discussão: método e conteúdo no ensino da Geografia de primeiro e segundo graus. In: O ensino da Geografia em questão e outros temas. São Paulo. Disponível em: <http://www.agb.org.br/files/TL_N2.pdf>. Acesso em: 02 set.2010.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Vieira, F. P., Rodrigues, L. S., & dos Santos, D. R. (2017). Contribuições para alfabetização e letramento com o ensino de geografia: uma experiência com o PIBID (Contributions to literacy in Geography teaching: an experience with PIBID). Crítica Educativa, 3(2), 507–518. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.151