O PIBID nas áreas de Ciências Biológicas e Exatas: reflexões sobre a experiência do programa (PIBID in biological and exact sciences areas: reflections on the experience of the program)

Autores

  • Rita de Cássia de Alcântara Braúna Universidade Federal de Viçosa
  • José Gomes Thomaz Universidade Federal de Viçosa
  • Dyjane dos Passos Universidade Federal de Viçosa

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.152

Palavras-chave:

Pibid, formação docente, identidade docente, saberes docentes.

Resumo

Os cursos de licenciatura no país não vêm subsidiando conforme deveriam os licenciandos. Nesse sentido, algumas ações no campo das políticas públicas de formação docente têm sido propostas objetivando a melhoria da qualidade da formação inicial. Dentre eles, o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) vem se destacando nesse contexto e, portanto, cabe analisar seus possíveis efeitos sobre essa formação. Tendo isso em vista, levantamos como objetivo geral do estudo compreender qual o lugar que o Programa ocupa na formação dos licenciandos de Ciências Exatas e Biológicas de uma Universidade Federal Mineira. Para tal, nos valemos de uma abordagem qualitativa, empregando-se na coleta de dados a técnica do Grupo Focal (GF). Os principais resultados do estudo sugerem que o Programa tem colaborado de modo significativo para a efetivação de uma nova relação entre o campo de formação e o campo de atuação profissional, com acentuada influência na construção identitária dos bolsistas, rivalizando, algumas vezes, com os estágios supervisionados. Contudo, inúmeras tensões continuam a desafiar as reais possibilidades de ação dos licenciandos no contexto das escolas, principalmente, no que diz respeito a perspectiva de uma formação mais contextualizada a esse espaço.

Biografia do Autor

Rita de Cássia de Alcântara Braúna, Universidade Federal de Viçosa

Doutorado em Educação, em 2000, na USP

Professora do Programa de Pós-graduação em Educação

Departamento de Educação 

Universidade Federal de Viçosa

José Gomes Thomaz, Universidade Federal de Viçosa

Graduando do Curso de Química

Bolsista de Iniciação Científica do CNPq

Dyjane dos Passos, Universidade Federal de Viçosa

Graduanda em Pedagogia

Bolsista de Iniciação Científica da FAPEMIG

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Braúna, R. de C. de A., Thomaz, J. G., & Passos, D. dos. (2017). O PIBID nas áreas de Ciências Biológicas e Exatas: reflexões sobre a experiência do programa (PIBID in biological and exact sciences areas: reflections on the experience of the program). Crítica Educativa, 3(2), 479–492. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.152