Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID)

Autores

  • Isabela Custódio Talora Bozzini
  • Elaine Gomes Matheus Furlan
  • Anselmo Calzolari

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.153

Palavras-chave:

Aprendizagem da docência – Portifólios reflexivos - PIBID

Resumo

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) vem se consolidando como um aliado na Formação de Professores, considerando a escrita reflexiva como parte deste processo. A produção de portifólios permite aos licenciandos relatarem as atividades realizadas, reflexões sobre a atuação na escola, contribuições do programa para a formação, além de tecerem críticas e sugestões. Assim, este trabalho tem como objetivo analisar os portifólios dos licenciandos do PIBID em 2015, buscando identificar e interpretar as possíveis reflexões relatadas no âmbito de duas escolas. Utilizando os conceitos de Aprendizagem Profissional da Docência, Pensamento Narrativo e Multidimensionalidade dos Processos de Ensino, foram analisados 39 portifólios, evidenciando-se 6 eixos temáticos: aprendizagem de conhecimentos teóricos sobre ensino; participação nas etapas do processo de ensino e aproximação da profissão; professor experiente como referência; importância do grupo; possibilidades e limites da instituição escolar; papel da pesquisa. Os portifólios se apresentam como instrumentos importantes de reflexão que auxiliam a compreensão dos espaços formativos, bem como na aprendizagem da docência comprometida com a multidimensionalidade dos processos de ensino.

Referências

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Bozzini, I. C. T., Furlan, E. G. M., & Calzolari, A. (2017). Portfolios reflexivos: instrumentos promotores da aprendizagem da docência no PIBID (Reflective portfolios: instruments to promote the learning about teaching in PIBID). Crítica Educativa, 3(2), 286–298. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.153