OBEDUC: reflexões, aspectos teóricos e prática docente em um grupo de estudos (OBEDUC: reflections, theoretical aspects and teaching practice in a study group)

Autores

  • Angélica da fontoura Garcia Silva Universidade Anhanguera de São Paulo
  • Aparecida Rodrigues Silva Duarte Universidade do Vale do Sapucaí
  • Mirtes Souza Miranda Universidade Anhanguera de Sâo Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.160

Palavras-chave:

OBEDUC. Grupo de estudos. Ensino de números racionais. Prática docente. Anos iniciais

Resumo

Este artigo tem o propósito de descrever e analisar reflexões e práticas de professores integrantes do OBEDUC/Anhanguera que estudaram o ensino dos números e suas representações em um dos grupos de estudos constituído em sua própria escola. A investigação, de natureza qualitativa, envolveu quinze professores que lecionam Matemática para os anos iniciais. A coleta de dados se deu por meio de gravações em áudio e vídeo, observações de aula e coleta de depoimentos. Fundamenta-se em pesquisas de Ball, Thames e Phelps que discutem o conhecimento profissional docente e de Schön e Zeichner no que diz respeito à reflexão sobre a prática. A análise dos dados revelou que as discussões e reflexões realizadas no interior do grupo de estudos permitiram ampliar o ato de aprender uns com os outros e o desenvolvimento de categorias relacionadas aos conhecimentos profissionais dos professores envolvidos. Foi possível observar, na prática de uma das professoras, indícios da ampliação do conhecimento. Essa prática colocou em evidência a (re)significação da utilização do Tangram como recurso de ensino. Foi possível perceber, também, a ampliação das concepções da professora a respeito do ensino da matemática, sobretudo, quanto à possibilidade de relacionar diversas temáticas nas aulas de matemática.

Biografia do Autor

Angélica da fontoura Garcia Silva, Universidade Anhanguera de São Paulo

Possui graduação em licenciatura em  Matemática, doutora em Educação Matemática pelo Programa de Estudos Pós graduados em Educação Matemática da PUC-SP, mestre em Educação pelo Programa Educação: História Política e Sociedade da PUC-SP . Fez estágio de doutoramento Sandwich em 2006, na Escola Superior de Educação de Lisboa sob a supervisão da professora Maria de Lurdes Serrazina. É professora contratada pelo Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo . Desenvolve atividade de pesquisa sobre o Formação de Professores que ensinam Matemática. Participa do grupo de pesquisa: Observatório da Educação. Os resultados de pesquisa foram publicados em anais de congressos nacionais e internacionais na área. 

Aparecida Rodrigues Silva Duarte, Universidade do Vale do Sapucaí

Atualmente é professora do Mestrado em Educação da Universidade do Vale do Sapucaí e pesquisadora do Grupo de Pesquisa de História da Educação (GHEMAT). Possui graduação em Bacharelado Em Matemática Pura pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1985), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) e doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Foi coordenadora do Curso de Matemática, do Núcleo de Pesquisa em Educação Matemática (NUPEM/UNIVÁS) e do Curso de Especialização Lato Sensu em Educação Matemática da Universidade do Vale do Sapucaí. Tem experiência na área de Matemática, com ênfase em História da Educação Matemática no Brasil, atuando principalmente nos seguintes temas: história da educação, história da educação matemática, educação matemática, formação de professores e metodologias de ensino.

Mirtes Souza Miranda, Universidade Anhanguera de Sâo Paulo

Formada pela Faculdade Associada de Cotia no curso de Pedagogia. especialização em Psicomotricidade pela Universidade Nove de Julho, Psicopedagogia Institucional pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba, Mestrado em Educação Matemática pela Universidade Anhanguera-UNIAN e cursando Doutorado pela Universidade Anhanguera- Unian. Experiências profissionais na Educação Básica em todos os níveis de ensino e no Ensino Superior na graduação e pós-graduação em Educação, Já atuei também como Coordenadora Pedagógica na modalidade de ensino de Educação Especial Inclusiva. Sou titular de cargo (PEB I) na Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, exerci funções pedagógicas na Equipe Curricular do Centro do Ensino Fundamental dos Anos Iniciais (CEFAI) e atualmente exerço a função de Professora Coordenadora dos Anos Iniciais e ministro aula nos cursos de Graduação em Pedagogia e Especialização ofertados pela Faculdade Aldeia de Carapicuíba em parceria com o Cife.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Garcia Silva, A. da fontoura, Duarte, A. R. S., & Miranda, M. S. (2017). OBEDUC: reflexões, aspectos teóricos e prática docente em um grupo de estudos (OBEDUC: reflections, theoretical aspects and teaching practice in a study group). Crítica Educativa, 3(2), 144–158. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.160