Programas de formação continuada de professores: papel das universidades e órgãos federativos (Continuing teacher education programs: the role of the universities and federal organs)

Autores

  • Adrinelly Lemes Nogueira Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia
  • Lúcia Helena Moreira de Medeiros Universidade Federal de Uberlândia/ FACIP

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.161

Palavras-chave:

Políticas públicas educacionais, Programas de Formação Continuada, Ensino Fundamental I

Resumo

Trata-se de um estudo a respeito da formação continuada de professoras que atuam no nível de ensino fundamental I em um município do Triângulo Mineiro. A questão norteadora é: diante de tantos programas federais de fortalecimento e apoio à formação continuada dos professores, qual a visão das professoras frente ao papel das Universidades e órgãos federativos na efetivação da formação continuada? Fundamentamo-nos em autores como Sanfelice (2000), Dourado (2007), Freitas (2007), entre outros. Do ponto de vista teórico- metodológico baseamo-nos em Kosik (1976) recorremos à decomposição do todo. Foi realizada pesquisa de campo (seis escolas) e aplicada entrevistas semiestruturadas com 30 professoras. Ao categorizar os dados, destacamos: o papel das Universidades e órgãos federativos na efetivação da formação continuada. Evidenciamos que o Ministério da Educação e Cultura (MEC) vem fomentando diversos programas para fortalecer a formação continuada de professores, entretanto, percebemos pelas falas das professoras, que a legislação existente não tem contribuído com a efetivação de uma formação continuada significativa os motivos são: a falta de recurso financeiro e incentivo dos órgãos públicos para os professores se qualificarem e  a descontinuidade nas propostas.

Biografia do Autor

Adrinelly Lemes Nogueira, Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia

Graduada em Pedagogia pela Universidade Federal de Uberlândia/Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (UFU/FACIP), onde atuou como bolsista no Subprojeto Gestão do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/UFU). Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, na Linha de Pesquisa: Políticas Educacionais, Gestão e Formação de Professores oferecido pela Universidade Federal de Goiás/ Regional Jataí (PPGE/UFG/Regional Jataí). Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação, da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Uberlândia, na Linha de Pesquisa: Estado, Políticas e Gestão da Educação. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Política, Formação Docente e Práticas Educativas (GEPPOPE). Professora efetiva da Rede Municipal de Educação de Uberaba-MG.

Lúcia Helena Moreira de Medeiros, Universidade Federal de Uberlândia/ FACIP

Graduada em Pedagogia pela Fundação educacional de Ituiutaba- FEIT/UEMG (1985), mestre em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (2003) e doutora em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas - Faculdade de Educação (2009). Foi docente da Universidade Federal de Goiás, Campus de Jataí, de 2010 a 2013. Atualmente é docente da Universidade Federal de Uberlândia/ FACIP. Coordenadora do PIBID/Pedagogia, Área Alfabetização I. Membro do Nufope, Formação de Professores e Práticas Educativas e membro do GEPPOPE. Vinculada também como docente/colaboradora e orientadora no Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal de Goiás/Jatai.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Nogueira, A. L., & Medeiros, L. H. M. de. (2017). Programas de formação continuada de professores: papel das universidades e órgãos federativos (Continuing teacher education programs: the role of the universities and federal organs). Crítica Educativa, 3(2), 63–77. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.161