O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química (The role of PIBID in the initial training of chemistry teachers)

Autores

  • João Paulo Mendonça Lima Universidade Federal de Sergipe
  • Veleida Anahi da Silva Universidade Federal de Sergipe
  • Wilmo Ernesto Francisco Júnior Universidade Federal de Alagoas

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.162

Palavras-chave:

PIBID, Formação Inicial de Professores, Professor de Química.

Resumo

Neste trabalho é apresentado resultados de uma investigação sobre o papel do PIBID na formação inicial de professores de Química a partir de afirmações realizadas por bolsistas de iniciação à docência. A pesquisa foi desenvolvida na Universidade Federal de Sergipe, no campus José Aloísio de Campos. A análise de documentos dos subprojetos e relatórios do PIBID/Química possibilitou a identificação de 20 diferentes relatórios individuais de bolsistas de iniciação à docência, referentes as atividades realizadas nos anos de 2014 e 2015. A análise gerou a construção de doze categorias temáticas que representam marcas positivas deixadas pelo PIBID na formação inicial dos bolsistas. As categorias construídas foram: Aprendizagem sobre o ser professor, Conhecendo a realidade da escola e do ser professor, Construção de conhecimento, Produção/apresentação de trabalhos científicos, Construção da identidade docente, Ampliação/primeiro contato com a escola, Importância do trabalho coletivo, Formação cidadã, Integração entre teoria e prática, Melhor desempenho no curso, Motivação em ser professor, Participação em eventos científicos.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Lima, J. P. M., Silva, V. A. da, & Francisco Júnior, W. E. (2017). O Papel do PIBID na Formação Inicial de Professores de Química (The role of PIBID in the initial training of chemistry teachers). Crítica Educativa, 3(2), 924–942. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.162