Leitura e interpretação: uma ferramenta pedagógica crítica e reflexiva. (Reading and interpreting: a critical and reflective pedagogical tool)

Autores

  • Silmara Silveira Lourenço Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Jéssica Assumpção Oliveira Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba
  • Hylio Lagana Fernandes Universidade Federal de São Carlos - Campus Sorocaba

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.170

Palavras-chave:

Formação docente, Leitura, Interpretação, PIBID.

Resumo

Trabalho desenvolvido durante vigência do Programa Institucional de Bolsa Iniciação à Docência (PIBID) do subprojeto Biologia em uma escola pública da região de Votorantim – SP. As atividades desenvolvidas foram feitas com estudantes de ensino fundamental e médio. Buscou-se promover o debate em torno de diversos temas, tendo em vista auxiliar os estudantes em desenvolver habilidade de argumentação a partir da interpretação coletiva de textos. Em cada uma das oficinas foram levados aos estudantes textos que, grande parte das vezes, se tratavam de notícias, reportagens de jornais, artigos, entre outros que estão presentes no cotidiano dos estudantes. Ao final da prática foi possível perceber que estudantes que antes se mostravam receosos em se expor em sala se sentiram mais convidados a participação em aula, os auxiliando na construção do próprio posicionamento perante a interação com o mundo em que se inserem. 

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Lourenço, S. S., Oliveira, J. A., & Fernandes, H. L. (2017). Leitura e interpretação: uma ferramenta pedagógica crítica e reflexiva. (Reading and interpreting: a critical and reflective pedagogical tool). Crítica Educativa, 3(2), 739–752. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.170