Sequência didática no PIBID: uma experiência com circuitos elétricos (Didactic sequence in PIBID: an experience with electrical circuits)

Autores

  • Elaine Gomes Matheus Furlan UFSCAR/CAMPUS ARARAS
  • Higor Gustavo Pires
  • Miriam Colombini dos Santos
  • Paulo Cezar de Faria

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.174

Palavras-chave:

Ensino de Física. Sequência didática. Experimentação. Circuitos elétricos.

Resumo

A manipulação de objetos numa atividade experimental tem por objetivo favorecer determinados tipos de raciocínio que podem proporcionar (a partir de um processo de mediação) a compreensão, a representação e a utilização de conceitos científicos. Um experimento, como atividade pedagógica, propicia momentos de discussões e intervenções indispensáveis ao processo de ensino e aprendizagem. Nesta perspectiva nós propusemos e desenvolvemos (no âmbito do PIBID) uma sequência didática para: identificar os conhecimentos prévios dos educandos a respeito de circuitos elétricos; possibilitar a manipulação dos materiais utilizados numa atividade experimental; desencadear discussões a respeito de conceitos físicos e químicos envolvidos nas atividades propostas e avaliar em que medida os estudantes compreendem os conteúdos explorados nas atividades realizadas. Concomitantemente ao manuseio dos materiais disponibilizados aos alunos procurou-se envolvê-los na busca de respostas às questões propostas na elaboração de circuitos: simples, em série, em paralelo e misto. Esta experiência promoveu discussões entre alunos, licenciandos e professores experientes. Mostrou-se relevante o papel da experimentação no desenvolvimento da autonomia docente e na motivação dos alunos para a aprendizagem.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Furlan, E. G. M., Pires, H. G., dos Santos, M. C., & de Faria, P. C. (2017). Sequência didática no PIBID: uma experiência com circuitos elétricos (Didactic sequence in PIBID: an experience with electrical circuits). Crítica Educativa, 3(2), 859–875. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.174