Formação em tecnologias digitais na educação: uma experiência articulada entre PRODOCÊNCIA, LIFE, PIBID e PARFOR (Training in digital technologies in education: an articulated experience between PRODOCÊNCIA, LIFE, PIBID and PARFOR)

Autores

  • Mauricio Capobianco Lopes
  • Karla Bento
  • Dalton Solano dos Reis
  • Juliana de Favere

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.175

Resumo

Este artigo tem por objetivo apresentar as ações da Universidade Regional de Blumenau (FURB) no contexto do projeto PRODOCÊNCIA que tratou da formação e do uso de tecnologias digitais na Educação. O projeto teve entre seus objetivos específicos ressignificar a prática dos professores dos cursos de licenciatura, em especial do PIBID e PARFOR e incentivar práticas pedagógicas interdisciplinares mediadas pelas TDICs. As ações foram executadas no LIFE explorando o potencial das tecnologias lá existentes e inserindo a interdisciplinaridade como eixo central. Os principais resultados foram: a criação de diretrizes para uso das TDICs nos cursos de formações de professores; a realização de palestras, cursos, oficinas e assessorias, totalizando 1.288 participantes; a disponibilização de 35 objetos de aprendizagem, além de 18 materiais pedagógicos diversos. As discussões e ações realizadas proporcionaram aos envolvidos refletir e ampliar sua visão sobre as possibilidades das TDICs na Educação. De uma visão como algo distante dos professores e que requerem uma formação complexa e específica, para uma visão das TDICs como recursos que promovem a autonomia, a emancipação, a colaboração e a inclusão.

Palavras-chave: Tecnologias digitais na educação. Formação de Professores. Prodocência. Life. Pibid. Parfor. 

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Lopes, M. C., Bento, K., Reis, D. S. dos, & Favere, J. de. (2017). Formação em tecnologias digitais na educação: uma experiência articulada entre PRODOCÊNCIA, LIFE, PIBID e PARFOR (Training in digital technologies in education: an articulated experience between PRODOCÊNCIA, LIFE, PIBID and PARFOR). Crítica Educativa, 3(2), 389–400. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.175