Um Olhar para os Portfólios produzidos pelo PIBID/UNIFEI (A look at portfolios produced in PIBID/INIFEI)

Autores

  • Cibele Faria Cunha Universidade Federal de Itajubá
  • Flávia Sueli Fabiani Marcatto Universidade Federal de Itajubá

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.179

Palavras-chave:

Análise do Discurso, Reflexão, Autoria, Iniciação à Docência, Formação de Professores

Resumo

Este texto apresenta algumas considerações sobre assuntos abordados no decorrer de uma pesquisa de mestrado concluída, na qual foram investigados vestígios de reflexão e de autoria que poderiam estar presentes (ou não) nos portfólios produzidos no âmbito do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI). Com o suporte teórico-metodológico da Análise de Discurso construiu-se o dispositivo analítico que levou em consideração os ditos, não-ditos e silêncios, e as formações ideológicas e discursivas que permearam os discursos. O corpus da pesquisa compôs-se de recortes de reflexão dos bolsistas de Iniciação à Docência (ID) dos subprojetos do Pibid-UNIFEI, nos anos de 2014 e 2015, quando de suas vivências nas atividades proporcionadas pelo programa, extraídos dos portfólios. Com suporte teórico dos estudos de alguns pesquisadores como Nadal, Alves e Papi (2004), Araújo (2007), Silva e Sá-Chaves (2008), Amâncio (2011), Assolini (2003) e Orlandi (2005, 2010, 2011) entre outros, pode-se concluir que o uso dos portfólios pode tanto dar voz aos sujeitos que estão no processo de formação, proporcionando situações de reflexão e de assunção da posição-autor, como podem perpetuar discursos autoritários e por vezes calar vozes.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Cunha, C. F., & Marcatto, F. S. F. (2017). Um Olhar para os Portfólios produzidos pelo PIBID/UNIFEI (A look at portfolios produced in PIBID/INIFEI). Crítica Educativa, 3(2), 299–312. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.179