De uma ponta à outra: refletindo sobre atividades docentes em um subprojeto do PIBID (From one end to the other: reflecting on teaching activities in a subproject of PIBID)

Autores

  • Cláudia Mara Niquini Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
  • Hormindo Pereira Souza Júnior Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.191

Palavras-chave:

Formação de professores, PIBID, Educação Física

Resumo

Este texto é fruto de uma pesquisa que buscou compreender processos formativos no âmago do PIBID. Para o momento, apresentaremos uma análise sobre as atividades docentes em um subprojeto da Educação Física, da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM), no edital 2011-2013. Para apreender experiências adquiridas pelos bolsistas de iniciação à docência (bolsistas ID), ao longo do programa, adotaram-se os seguintes procedimentos: apreciação de documentos, observação de campo e uso de grupos focais. Entre algumas análises, percebemos que as atividades desenvolvidas pelo PIBID-EFI propiciaram contato direto dos bolsistas ID, já no início de seu curso, com a escola pública, seu contexto, seu cotidiano, seus profissionais e alunos; estimulou a iniciativa e a criatividade em situações de aula; proporcionou a elaboração de planejamentos e materiais didáticos; incitou o espírito investigativo; e contribuiu, sobretudo, para uma formação qualificada do licenciando nas condições objetivas da atividade docente. Neste conjunto, considerando uma ponta do programa a universidade e a outra a escola, o PIBID-EFI provocou tensões entre as condições da universidade e as condições das escolas, especialmente quanto à estrutura física e as condições de trabalho.

Biografia do Autor

Cláudia Mara Niquini, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Graduada em Educação Física pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES). Doutora em Educação pela Universidade Federal de  Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM).

Hormindo Pereira Souza Júnior, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre em Educação pela UFMG. Doutor em História e Filosofia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pós-Doutorado em Filosofia Política e Educação pela Universidade Federal Fluminense. Professor Associado da UFMG. Professor do Programa de Pós-Graduação Conhecimento e Inclusão Social em Educação da FAE-UFMG. Desenvolve pesquisas no campo de confluência entre trabalho, política, formação e emancipação humana.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Niquini, C. M., & Souza Júnior, H. P. (2017). De uma ponta à outra: refletindo sobre atividades docentes em um subprojeto do PIBID (From one end to the other: reflecting on teaching activities in a subproject of PIBID). Crítica Educativa, 3(2), 785–798. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.191