Pesquisa na formação inicial: concepções de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO (Research in initial training: academic conceptions of IFRO mathematics course)

Autores

  • Jaquelyne Macedo Ortega Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena
  • Clara Paula de Lima Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia, campus Vilhena
  • Fábio Santos de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.198

Palavras-chave:

Educação matemática. Formação de professores. Formação inicial. PIBID. Prática da pesquisa

Resumo

Este trabalho teve como objetivo compreender a Prática da Pesquisa no contexto da Formação Inicial de Professores. A metodologia foi embasada na pesquisa qualitativa, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados e a análise baseou-se no aspecto da perspectiva interpretativa. Os sujeitos da pesquisa foram acadêmicos do curso Licenciatura em Matemática no Instituto Federal de Rondônia – IFRO, campus Vilhena, que participavam do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Sobre a prática da pesquisa, podemos evidenciar um real reconhecimento de sua importância para a formação pessoal e profissional por parte dos participantes do Programa, destacando ainda a possibilidade de ensinar Matemática através da pesquisa, uma vez que, pode auxiliar o professor a planejar melhor as suas aulas.  Dessa forma, a prática da pesquisa contribui positivamente para a formação inicial dos futuros professores, e, portanto, deve ser incentivada para que mais acadêmicos possam ter experiências significativas mesmo antes da prática docente.

Biografia do Autor

Fábio Santos de Andrade

Universidade Federal de Rondônia, campus Vilhena

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Ortega, J. M., Lima, C. P. de, & Andrade, F. S. de. (2017). Pesquisa na formação inicial: concepções de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática do IFRO (Research in initial training: academic conceptions of IFRO mathematics course). Crítica Educativa, 3(2), 666–675. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.198