PIBID História: um registro da festa do Rosário em Couto de Magalhães- Minas Gerais (PIBID history: a registry of the festival of the rosary in Couto de Magalhães-Minas Gerais)

Autores

  • Elizabeth Aparecida Duque Seabra Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri- UFVJM
  • Franciely Cardoso de Almeida Discente do curso de Pedagogia da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.200

Palavras-chave:

Festa do rosário, Ensino de história, PIBID, Patrimônio

Resumo

O presente trabalho se trata de uma investigação referente à Festa do Rosário em Couto de Magalhães, sendo uma manifestação cultural e religiosa que possui elementos que a caracterizam como bem cultural e patrimônio da comunidade. A ideia central do estudo é contribuir para o registro da festa na cidade, na expectativa que a mesma se torne reconhecia como patrimônio histórico e cultural da cidade de Couto de Magalhães. Buscou-se, de forma geral, na literatura as características comuns, a história e o simbolismo das festas do rosário em várias localidades. Realizamos um registro da festa nos dias 12 e 13 de setembro de 2015, onde tivemos contato de forma direta com os envolvidos na organização e figuras importantes do festejo, realizando com eles entrevistas episódicas. Nesse momento buscou-se conhecer o surgimento, a história e motivo da festa se perdurar até hoje. O texto final deste trabalho foi elaborado a partir da análise destes dados das fontes orais e das fotografias obtidas nos dias da festa. A pesquisa é de suma importância considerando a temática do patrimônio e da memória e visando contribuir para o reconhecimento acadêmico

Referências

BORGES, Célia Maia. A Festa do Rosário: a alegoria barroca e a reconstrução das diferenças. Barroco Ibero Americano. Território, Arte, Espacio y Sociedad, Sevilha, v.II, p.1441-1449, 2002.

BOSCHI, Caio Cesar. Os leigos e o poder. São Paulo: Ática, 1986.

CLANDININ, D. Jean; CONNELLY, F. Michel. Pesquisa narrativa: experiência e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil). Educação Patrimonial: Inventários Participativos: manual de aplicação. Texto Sonia Regina Rampim Florêncio et. al. Brasília-DF: 2016.

KATRIB, Cairo Mohamad Ibraim. Foi assim que me contaram: recriação do sentido sagrado e profanos do Congado na Festa em louvor a Nossa Senhora do Rosário. (Catalão-GO – 1940/2003) Tese de Doutorado UNB, 2009.

LUCENA, Célia Toledo. A festa (re) visitada: (re)significações e sociabilidades. Anais do Centro de Estudos Rurais e Urbanos- CERU –USP, 2008.

PACHECO, Paulo Henrique Silva. A origem branca da devoção negra do Rosário. Revista Tempo de Conquista. Disponível em: www.revistatempodeconquista.com.br. Último acesso em: 27 jul. 2016.

SACARANO, Julita. Devoção e escravidão. Rio de Janeiro: Editora Nacional, 1975.

SAINT-HILAIRE, A. Viagem pelo distrito dos diamantes e litoral do Brasil. São Paulo: Editora Itatiaia, 1974.

SILVA, Ariel Lucas, et. al. Rosário em festa: representação, identidade e fé. Convenção para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial. Pensar Comunicação. Disponível em: http://www.revistapensar.com.br/comunicacao. Último acesso em 27 jul.2016.

SILVA, Tomas Tadeu. Alienígenas na sala de aula: Uma introdução aos estudos culturais em educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.

SOUZA, Marina de Mello e. Reis negros no Brasil escravista: história da festa de coroação de Rei Congo. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2002.

WILLIAMS, Raymond. Cultura. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Seabra, E. A. D., & de Almeida, F. C. (2017). PIBID História: um registro da festa do Rosário em Couto de Magalhães- Minas Gerais (PIBID history: a registry of the festival of the rosary in Couto de Magalhães-Minas Gerais). Crítica Educativa, 3(2), 844–858. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.200