Ensino infantil: reflexões sobre a periodização como núcleo da organização do trabalho pedagógico

Autores

  • Eliana Cláudia Graciliano Universidade Federal de São Carlos http://orcid.org/0000-0003-2661-8098
  • Silvia Pereira Gonzaga de Moraes Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.202

Palavras-chave:

Aprendizagem. Desenvolvimento Psíquico Infantil. Ensino Infantil.

Resumo

O presente texto de cunho bibliográfico resulta de reflexões do Grupo de Pesquisa e Ensino "Trabalho Educativo e Escolarização" (GENTEE- UEM) e se trata de um estudo parcial da pesquisa de mestrado: “Organização do ensino pré-escolar: o que dizem as pesquisas da teoria histórico-cultural?”. Nossa intencionalidade aqui é a de socializar/mobilizar discussões sobre encaminhamentos para o ensino infantil, assumindo a defesa da periodização do desenvolvimento infantil enquanto núcleo da organização do trabalho pedagógico às crianças pequenas. Ancora-se em autores que compõem a Teoria Histórico-Cultural e se destina aos profissionais da educação que atuam em instituições educativas de ensino infantil, que buscam instrumentos para oportunizarem vivências promotoras de aprendizagens que libertem, desde a infância, os indivíduos da lógica neoliberal impregnada na educação básica. Nessa ótica, a Educação Infantil necessita urgentemente desenvolver trabalhos educativos que privilegiem a criança de forma plena.

Biografia do Autor

Eliana Cláudia Graciliano, Universidade Federal de São Carlos

Concluiu o curso de Formação de Docentes - Magistério - no Instituto de Educação Estadual de Maringá (IEEM). Graduou-se com Licenciatura Plena em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM) com Pós Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia. É mestre em Educação pela mesma Universidade. Atualmente, é doutoranda em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR) e atua como estudante no Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a escola de Vigotski - NEEVY .

Silvia Pereira Gonzaga de Moraes, Universidade Estadual de Maringá

Docente da Universidade Estadual de Maringá. Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (2008). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Graduada em Ciências pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1986), com complementação em Matemática pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Mandaguari (1987). Graduação em Pedagogia pela Fundação Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Jandaia do Sul (1991). Atua no ensino, extensão e pesquisa para a formação pedagógica de professores com ênfase na organização do ensino. Os subtemas de maior concentração são: Educação Matemática, Processo de Ensino e Aprendizagem, Formação de Professores e Prática de Ensino

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Graciliano, E. C., & Moraes, S. P. G. de. (2018). Ensino infantil: reflexões sobre a periodização como núcleo da organização do trabalho pedagógico. Crítica Educativa, 3(3), 263–277. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.202