Um estudo de caso sobre os saberes docentes na visão dos licenciandos participantes do PIBID do IF Sertão PE (Study case about teacher knowledge in the view of IF Sertão PE PIBID undergraduates)

Autores

  • Danielle Juliana Silva Martins IF Sertão PE
  • Maria Madalena Dullius UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.208

Palavras-chave:

Saberes Docentes, Formação Docente, PIBID.

Resumo

Este estudo propõe uma reflexão sobre os saberes docentes na visão dos licenciados que participaram do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). Diante desse contexto, esta pesquisa objetivou relacionar quais os saberes necessários para ser docente na visão dos licenciandos que participaram do PIBID no IF Sertão PE, de maio de 2010 a fevereiro de 2014. Utilizou-se como metodologia a aplicação de um questionário online enviado a todos os licenciandos dos cursos de Licenciatura em Física e Química da Instituição que participaram do Programa no período proposto e da realização de uma entrevista com 5 alunos que concluíram tais cursos. Estes cursos foram escolhidos por terem aderido ao PIBID desde a implantação na instituição. Concluímos que os pibidianos concordam com saberes propostos por Gauthier et al (2006), Freire (1996) e Tardif (2012) nos estudos divulgados na comunidade acadêmica. 

Biografia do Autor

Danielle Juliana Silva Martins, IF Sertão PE

Educação

Maria Madalena Dullius, UNIVATES

Departamento do Mestrado em Ensino

Referências

BAUER, Martin W; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: um manual prático. 10. ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2012.

BEHRENS, Marilda Aparecida. A prática pedagógica e o desafio do paradigma emergente. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 80, n. 196, p. 383-403, set./dez. 1999. Disponível em: <http://rbep.inep.gov.br/index.php/RBEP/article/viewFile/167/166>. Acesso em: 30 jul. 2015.

DAL-FARRA, Rossano André. LOPES, Paulo Tadeu Campos. Métodos mistos de pesquisa em educação: pressupostos teóricos. Nuances: estudos sobre educação. Presidente Prudente, v. 24, n. 3, p. 67 – 80, 2013. Disponível em: <http://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/viewFile/2698/2362>. Acesso em: 02 fev. 2015.

FREIRE, Paulo; SHOR, Ira. Medo e Ousadia: o cotidiano do professor. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1986.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 7. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GARCIA, Lucas Venício. A formação docente dos subprojetos de química do programa institucional de bolsa de iniciação à docência. 2013. 205 f. Dissertação (Mestrado em Química) – Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 18 jan. 2013. Disponível em: <http://repositorio.ufu.br/handle/123456789/3104>. Acesso em: 20 out. 2014.

GAUTHIER, Clermont et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. 2. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2006.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: Teoria e Prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2015.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

MEDEIROS, Régis. Quais os saberes necessários para a prática docente, Freire, Tardif e Gauthier respondem? Revista Eletrônica Fórum Paulo Freire, São Paulo: Universidade Federal de Pelotas, n. 1, 2005.

Disponível em: <http://www2.ufpel.edu.br/fae/paulofreire/novo/br/pdf/558.pdf>. Acesso em: 30 abr. 2015.

MICHEL, Maria Helena. Metodologia e Pesquisa Científica em Ciências Sociais: um guia prático para o acompanhamento da disciplina e elaboração de trabalhos monográficos. 2. ed. São Paulo: Editora Atlas, 2009.

RIBEIRO, Solange Lucas. Espaço escolar: um elemento (in)visível no currículo. Sitientibus. Feira de Santana: Universidade Estadual de Feira de Santana, n. 31, p. 103 a 118, jul./dez. 2004. Disponível em: <http://www2.uefs.br/sitientibus/pdf/31/espaco_escolar.pdf>. Acesso em: 04 out. 2015.

SACRISTÁN, José Gimeno (Org.). Saberes e incertezas sobre o currículo. Porto Alegre: Penso, 2013.

TARDIF, Maurice. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, [S.l.], n. 13, p. 5 – 24, jan./fev./mar./abr. 2000. Disponível em: <http://anped.org.br/rbe/numeros_rbe/revbrased13.htm>. Acesso em: 05 dez. 2014.

______. Saberes docentes e formação profissional. 14. ed. Petrópolis: Vozes, 2012.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Martins, D. J. S., & Dullius, M. M. (2017). Um estudo de caso sobre os saberes docentes na visão dos licenciandos participantes do PIBID do IF Sertão PE (Study case about teacher knowledge in the view of IF Sertão PE PIBID undergraduates). Crítica Educativa, 3(2), 359–373. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.208