A inserção profissional de professores iniciantes egressos do PIBID (Professional integration of beginning teachers coming from PIBID)

Autores

  • Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.209

Palavras-chave:

Inserção profissional, Pibid, professores iniciantes.

Resumo

Este texto apresenta dados de uma investigação que tem o foco no processo de inserção profissional de egressas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid), cujo objetivo é elevar a qualidade da formação inicial, inserindo os futuros professores no contexto escolar, promovendo a integração entre universidade e escola. Discute-se, neste texto, a inserção profissional de professores iniciantes egressos do Pibid, a fim de verificar quais influências o programa tem sobre essa fase da carreira. Foi utilizada a abordagem qualitativa de pesquisa, com dados coletados por meio de grupos de discussão com doze professoras iniciantes, ex-pibidianas, egressas do curso de Pedagogia de uma universidade pública e entrevistas com dez gestoras das escolas em que as iniciantes atuavam. Os resultados evidenciaram que a aproximação das professoras iniciantes ao campo de atuação profissional proporcionada pelo Pibid, ajudou-as a compreender a lógica teórico-prática da formação e a responder, com conhecimento e criatividade, aos problemas e necessidades da prática pedagógica que desenvolvem. O Pibid como uma política pública de formação de professores desenvolvido por meio da iniciação à docência tem produzido resultados efetivos à formação, mas, também, à atuação das professoras iniciantes, ex-pibidianas. 

Biografia do Autor

Gláucia Signorelli de Queiroz Gonçalves, Universidade Federal de Uberlândia

Doutora em Educação pelo programa de Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba.. Graduada em Pedagogia. Professora adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Campus do Pontal, atuante nas áreas de Didática e Estágio Supervisionado. Atua nos cursos de Pós-graduação: Especialização em Educação Infantil: Docência, Gestão, Saberes e Práticas Educacionais e Especialização de Jovens e Adultos para a Juventude II. Desenvolve estudos e pesquisa na área de formação de professores.

Doutora em Educação pelo programa de Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Mestre em Educação pela Universidade de Uberaba.. Graduada em Pedagogia. Professora adjunto I do curso de Pedagogia da Universidade Federal de Uberlândia – Campus do Pontal, atuante nas áreas de Didática e Estágio Supervisionado. Desenvolve estudos e pesquisa na área de formação de professores.

Referências

AMBROSETTI, N.B. et al. O Pibid e a aproximação entre universidade e escola: implicações na formação profissional dos professores. Atos de Pesquisa em Educação (FURB), v. 10, p. 369-392, 2015.

ALMEIDA. P. C. A de; AMBROSETTI, N. B. Profissionalidade docente: uma análise a partir das relações constituintes entre os professores e a escola. R. bras. Est. pedag., Brasília, v. 90, n. 226, p. 592-608, set./dez. 2009.

BRASIL, CAPES. Portaria nº 096, de 18 de julho de 2013 - Aprova as regulamentações do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – Pibid. Disponível em: < http://www.capes.gov.br/educacao-basica/capespibid >. Acesso em: jan. 2015.

BUZZI, R. R. Contribuições do Pibid na formação inicial de professores na compreensão

De licenciandos bolsistas. Atos de Pesquisa em Educação, v. 8, n. 2, 620-641, mai./ago.

Disponível em: <http://dx.doi.org/10.7867/1809-0354.2013v8n2p620-641>Acesso

em: Jul. 2016.

CONTRERAS, J. A autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

FRANCO, M. A. S. Entre a lógica da formação e a lógica das práticas: a mediação dos saberes pedagógicos. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 1, p. 109-126, jan./abr. 2008.

GATTI, B. Formação de Professores: condições e problemas atuais. Revista Brasileira de Formação de Professores. V. 1, nº1, maio, 2009. p.90-102.

GATTI, B. A. et al. Um estudo avaliativo do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). São Paulo: FCC/SEP, 2014.

GATTI, B. A.; ANDRÉ, M. E. D. A. A relevância dos métodos de pesquisa qualitativa em Educação no Brasil. In: WELLER, Wivian; PFAFF, Nicolle (Orgs.). Metodologias da pesquisa qualitativa em educação: teoria e prática. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

MALGLAIVE, G. Formação e Saberes Profissionais: entre a teoria e a prática. In: CANÁRIO, R. (org.). Formação e situações de trabalho. Portugal: Porto Editora, 1997, p. 53-63.

MARCELO GARCIA, C. O professor iniciante, a prática pedagógica e o sentido da experiência. In: Formação Docente – Revista Brasileira de Pesquisas sobre Formação de Professores. Vol. 3, n. 03, ago-dez. 2010.

PERSICH, G. D. O. Contribuições do Pibid para a formação de professores: um olhar

sobre uma oficina com a temática sexualidade. Acta Scientiae, Canoas v. (18) n.2, 566-

, maio/ago. 2016. Disponível em:

www.seer.ufv.br/seer/educacaoemperspectiva/index.php/ppgeufv/article/view/.../106 >

Acesso em: jan. 2016.

NÓVOA, A. (Coord.). Formação de professores e profissão docente. In: Os professores e a sua formação. Lisboa: Dom Quixote, 1992, p. 13-33.

______. Imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.

RIBEIRO, S.S. Percepções de licenciandos sobre as contribuições do PIBID – Matemática. Dissertação. Lavras: UFLA, 2013, 212 p.

WELLER, W. Grupos de discussão na pesquisa com adolescentes e jovens: aportes teórico-metodológicos e análise de uma experiência com método. Educação e Pesquisa, v. 32, n.2, 2006, p. 241-260.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Signorelli de Queiroz Gonçalves, G. (2017). A inserção profissional de professores iniciantes egressos do PIBID (Professional integration of beginning teachers coming from PIBID). Crítica Educativa, 3(2), 221–236. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.209