O trabalho com a apreciação de poemas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (The work with appreciation of poems in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship)

Autores

  • Adriana Alves Fernandes Costa Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.210

Palavras-chave:

Poema, Leitura, Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência.

Resumo

 Este artigo discorre sobre o trabalho com apreciação de poemas desenvolvido com uma turma de quarto ano do Ensino Fundamental em uma escola pública no estado Rio de Janeiro. As atividades foram desenvolvidas através do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, no primeiro semestre do ano de 2015. O objetivo principal foi favorecer a apreciação de poemas de  modo a potencializar a formação de leitores sensíveis à linguagem poética. A metodologia, de cunho qualitativo, foi considerada a mais apropriada devido a sua adequação ao processo de interpretação dos dados coletados, estes últimos aconteceram por intermédio de diálogos, saraus de leitura, rodas de conversas e exposições de varais de poemas. Os resultados obtidos indicam para a construção de concepções e práticas não escolarizadas com a leitura, apontam as ações educativas  constituídas com intencionalidade prazerosa e lúdica com poemas como sendo as mais carregadas de sentido para as crianças.

Biografia do Autor

Adriana Alves Fernandes Costa, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professsora Adjunta II na UFRRJ. Doutora em Educação 9 Unicamp)

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Costa, A. A. F. (2017). O trabalho com a apreciação de poemas no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (The work with appreciation of poems in the Institutional Program of Teaching Initiation Scholarship). Crítica Educativa, 3(2), 901–912. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.210