Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica: a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na região dos inconfidentes – MG (Professional development and pedagogical innovation: the formation experience of PIBID supervisor teacher in the Inconfidentes region (Minas Gerais))

Autores

  • José Rubens Lima Jardilino Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Andressa Maris Rezende Oliveri Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP
  • Ises Mitiko Masago Silva Rede Municipal de Ensino de Mariana

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.211

Palavras-chave:

Professor supervisor, Desenvolvimento profissional docente, Formação continuada, Inovação pedagógica.

Resumo

Este trabalho é um recorte de uma investigação em rede desenvolvida no OBEDUC pela UECE, UFOP e UNIFESP, denominada “Desenvolvimento Profissional Docente e Inovação Pedagógica: estudo exploratório sobre contribuições do PIBID”, que teve como objetivo reconhecer as contribuições do programa para a formação continuada e o desenvolvimento profissional docente de professores da educação básica que integram o PIBID. Neste artigo, serão apresentadas considerações sobre a experiência de formação dos professores supervisores da Região dos Inconfidentes -MG, no que se refere ao desenvolvimento profissional e a inovação das práticas pedagógica. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com trinta docentes. Os dados foram analisados a partir da perspectiva de Candau (2009), García (2009), Nóvoa (1995) e Jardilino et. al (2014), entre outros. Dentre os resultados, destaca-se que os entrevistados apontam que essa experiência de formação contribuiu para a ressignificação das práticas e para o seu desenvolvimento profissional. Assim, programas de formação nos moldes do PIBID podem ser pensados como uma alternativa de formação também para os docentes experientes, firmada na reflexão sobre a prática e na troca de experiências.Educa

Biografia do Autor

José Rubens Lima Jardilino, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Universidade Federal de Ouro Preto. Doutor em Ciências Sociais com Pós-doutorado em Ciências da Educação pela Université Laval, Quebec, CA. Coordenador do Grupo de Pesquisa-FOPROFI/CNPq; Membro do Comitê Científico da Anped/2010 e editor da Revista Historia de la Educación Latinoamericana -Rhela; e Revista Brasileira de Pesquisa sobre Formação de Professores - Formação Docente. Presidente da Sociedad deHistoria de la Educación Latinoamericana (SHELA).

Andressa Maris Rezende Oliveri, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Graduada em Letras e mestre em educação pela UFOP, professora substituta do Instituto Federal de Minas Gerais, Pesquisadora do FOPROFI - Grupo de Pesquisa Formação e Profissão Docente UFOP/CNPq

Ises Mitiko Masago Silva, Rede Municipal de Ensino de Mariana

Professora efetiva da Rede Municipal de Mariana, especialista em Educ. Matemática e pesquisadora do Obeservatório da Educação - UFOP;CAPES.

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Publicado

2017-09-13

Como Citar

Jardilino, J. R. L., Oliveri, A. M. R., & Silva, I. M. M. (2017). Desenvolvimento profissional e inovação pedagógica: a experiência de formação dos professores supervisores do PIBID na região dos inconfidentes – MG (Professional development and pedagogical innovation: the formation experience of PIBID supervisor teacher in the Inconfidentes region (Minas Gerais)). Crítica Educativa, 3(2), 78–93. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.211