Novo ensino médio: reações pelas políticas curriculares (Secondary education reform: curricular policy reactions)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.212

Palavras-chave:

Reforma do ensino médio. Políticas curriculares. Comunidades disciplinares.

Resumo

Neste texto analisamos as reações das entidades educacionais contra a Medida Provisória da Reforma do Ensino Médio. A partir das leituras dos documentos emitidos pelas entidades, buscamos compreender os movimentos políticos, as disputas e as diversas vozes que vão tomando assento no debate sobre a política educacional. As políticas educacionais são aqui entendidas como produções contextuais, envolvendo demandas de distintos grupos, sempre com resultados imprevisíveis. Buscamos compreender limites e disputas na defesa de interesses legítimos de determinada entidade, como alianças e supostas unidades, tanto na defesa de interesses considerados comuns, quanto no sentido de constituição do que poderia ser melhor para a formação do aluno de ensino médio.

Biografia do Autor

Jean Mac Cole Tavares Santos, UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE - UERN

possui graduação em História (Licenciatura) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE - 1995), especialização em teoria e metodologia da História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA - 1997), mestrado em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ - 2000), doutorado em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB - 2007), com estágio doutoral na Universidade de Valência (UV - Valência, Espanha), e pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação (PROPED), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com bolsa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), sob a supervisão de Alice Casimiro Lopes.. É professor adjunto 4 do Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É coordenador do Grupo de Pesquisa Contexto e Educação (UERN/CNPq). Coordena, ainda, pesquisas sobre o mundo do trabalho e a formação escolar no ensino médio nos estados do Rio Grande do Norte e Ceará com apoio do CNPQ, da FAPERN e da FUNCAP. Participa também do projeto de extensão "Laboratório de Estudos e Pesquisas em Paulo Freire e Educação Popular" (LEFREIRE) na UERN e coordena o Projeto de Extensão Estudos em Indisciplina e Violência na Escola (EIVE), na Faculdade de Educação/UERN. Foi tutor do PET Pedagogia UERN, entre dezembro de 2010 e Janeiro de 2013.

Maria Kélia da Silva, UFERSA

PEDAGOGA

MESTRE EM ENSINO

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Publicado

2017-08-15

Como Citar

Santos, J. M. C. T., & Silva, M. K. da. (2017). Novo ensino médio: reações pelas políticas curriculares (Secondary education reform: curricular policy reactions). Crítica Educativa, 3(1), 67–84. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.212