O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência/Unifal-MG: uma experiência voltada à Educação pelos Direitos Humanos (The Teaching Initiation Grant Program / Unifal-MG: an experience focused on Education for Human Rights)

Autores

  • Marta Gouveia de Oliveira Rovai Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)
  • Luciano Sindra Virtuoso Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.213

Palavras-chave:

Educação, Pibid, experiência

Resumo

Resumo: Este artigo tem como objetivo apresentar algumas experiências desenvolvidas nos Fóruns realizados pelo Programa de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid), da Universidade Federal de Alfenas, em Minas Gerais. Procurando o diálogo constante e a aproximação entre a Universidade e as escolas parceiras, os encontros envolveram estudantes bolsistas, professores supervisores e coordenadores de área, no sentido de analisar experiências vivenciadas ou observadas nas escolas à luz das teorias educativas e saberes escolares. No ano de 2016 foram abordadas questões relacionadas à indisciplina, à escrita e leitura, mas também ao papel político da educação. Em continuidade, neste ano de 2017, o Pibid/UNIFAL voltou-se para a discussão de uma Educação voltada para os Direitos Humanos, uma vez que os conflitos em torno de questões geracionais, raciais e de gênero emergem nas narrativas e observações de estudantes e professores na prática cotidiana escolar, notando-se a ausência do compromisso com essas temáticas em projetos escolares ou de licenciaturas.

 

Palavras-chave: Pibid/UNIFAL-MG; Fóruns; Educação; Direitos Humanos

Biografia do Autor

Marta Gouveia de Oliveira Rovai, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL/MG)

Professora Adjunta da Universidade Federal de Alfenas. Pós doc pela Universidade Federal Fluminense; Doutora Pela Universidade de São Paulo. Líder do Grupo de Pesquisa História do Brasil: memória,cultura e patrimônio e membro  do Grupo de formação de Professores Formatio (Unifal). Coordenadora Institucional do Pibid-Unifal-MG

Luciano Sindra Virtuoso, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Viçosa (1999), mestrado em Agroquímica com ênfase em Química Orgânica pela Universidade Federal de Viçosa (2002) e doutorado em Química, com ênfase em Físico-Química, pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é Docente (Classe D / Associado I) no Instituto de Química da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG) onde ministra disciplinas da área de Físico-Química para os cursos de graduação em Química Bacharelado com ênfase tecnológica, Licenciatura em Química, Biotecnologia, Nutrição e no Programa de Pós-Graduação Strictu Sensu em Química. Na área de Educação atua no desenvolvimento de Materiais Didáticos para o Ensino de Química, Formação Continuada de Professores e na linha de pesquisa em Educação Formal, Não-Formal e Informal. Atuou como Coordenador de Área da Química do Programa Institucional de Iniciação à Docência - PIBID / CAPES em 2012 e 2013 e desde março de 2014 exerce à função de Coordenador Institucional do PIBID na UNIFAL-MG.

Downloads

Publicado

2017-09-13

Como Citar

Rovai, M. G. de O., & Virtuoso, L. S. (2017). O Programa de Bolsa de Iniciação à Docência/Unifal-MG: uma experiência voltada à Educação pelos Direitos Humanos (The Teaching Initiation Grant Program / Unifal-MG: an experience focused on Education for Human Rights). Crítica Educativa, 3(2), 413–423. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i2.213