Condições sociológicas do êxito escolar de alunos de origem popular (Sociological conditions of the school success of students of popular origin)

Autores

  • Constantin Xypas Professor Visitante de Ciências Sociais na UERN

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.214

Palavras-chave:

Sociologia do improvável. Êxito escolar. Alunos de origem popular.

Resumo

O presente artigo discute as condições sociológicas do êxito escolar e da ascensão social de alunos de origem popular. Segundo Bourdieu e Passeron, na competição escolar os alunos que vencem são aqueles que receberam das suas famílias capitais (cultural e linguístico) e habitus. Ou seja, os filhos das classes média e alta (1964; 1970). Então nos perguntamos: quais são as condições sociológicas que permitem o êxito dos alunos de origem popular, desprovidos de tais capitais? Para responder a nossa pergunta, em primeiro lugar, examinaremos a resposta de Bourdieu; em seguida, apresentaremos a pesquisa de Bergier e Xypas (2013) sobre um caso de alunos multirepetentes que se tornaram médicos, engenheiros, advogados etc. e discutiremos o conceito de sociologia do improvável; em terceiro lugar, tentaremos a transposição no nosso tema de teorias psicossocilógicas criadas fora do campo escolar. Enfim, interrogaremos a existência do mérito pessoal do aluno exitoso, mérito negado pela tradição sociológica, mas defendido pela tradição filosófica. Para desempatar as teorias concorrentes apresentaremos estudos de caso, tanto com adultos que apesar da origem popular se tornaram médico, professor universitário, engenheiro, (a partir de entrevistas em profundidade), quanto com alunos de ensino fundamental II numa escola na zona rural, reconhecidos por todos seus professores como alunos exitosos (a partir de entrevistas de grupo com os professores e entrevistas em profundidade nas casas com as famílias). No final, o artigo apresenta os primeiros resultados das pesquisas em andamento.

Biografia do Autor

Constantin Xypas, Professor Visitante de Ciências Sociais na UERN

Doutor em Ciências da Educação. Professor Visitante de Ciências Sociais na UERN; Professor Titular (aposentado) e ex-coordenador da pós-graduação stricto sensu, incluindo o Mestrado e o Doutorado em Ciências da Educação na Université Catholique de l’Ouest (França). Foi professor Associado na Universidade de Sherbrooke (Canadá) e na Universidade do Quebec à Trois-Rivières (Canadá). Atua nas áreas de Educação e Ciências Sociais, com ênfase nos seguintes temas: sucesso escolar e Sociologia do improvável, Psicologia da aprendizagem e relação com o saber e multiculturalismo. E-mail: constantinxypas@uern.br

Referências

BANDURA, A. Social learning theory. Prentice Hall N. J.: Englewood Clifs, 1977.

BERGIER, B. & XYPAS C. Para uma sociologia do improvável. Percursos atípicos e sucessos inesperáveis na escola francesa. Revista Educação em Questão, v. 47, n. 33, set./dez. 2013, p. 36-58.

BERNSTEIN, B. Class, codes and control: Theoretical studies towords a sociology of language. London: Routledge, 1973.

BOURDIEU, P. e PASSERON J. C. Os herdeiros: os estudantes e a cultura (1964). Santa Catarina: Editora UFSC, 2014.

BOURDIEU, P. e PASSERON J. C. A reprodução: elementos para uma teoria do sistema de ensino (1978). Lisboa: Editorial Veja, 2007.

BOURDIEU, P. A distinção: crítica social do julgamento (1979). Porto Alegre: Editora ZOUK, 2013.

BOURDIEU, P. Razões práticas: sobre a teoria da ação (1994). Campinas: Papirus Editora, 2011.

BOURDIEU, P. A miséria do mundo (1993). Petrópolis: Vozes, 2003.

BOURDIEU, P. Meditações pascalianas (1997). Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2007.

BOURDIEU, P. Escritos de educação. São Paulo: Editora Vozes, 1998.

BOURDIEU, P. O campo econômico: a dimensão simbólica da dominação. Campinas: Papirus Editora, 1999.

BOURDIEU, P. A economia das trocas simbólicas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2011.

CHARLOT, B. Relação com o saber, formação dos professores e globalização. Editora Artmed, 2005.

COSTA, E. O.; XYPAS, C. A narrativa de relação com o saber: elementos para a compreensão de recursos escolares atípicos longos. Revista SODEBRAS, v. 8, n. 96, dez. 2013, p. 25-29.

DURAND, G. As Estruturas Antropológicas do Imaginário (1969). São Paulo: Editora Martins Fontes, 2001.

LEWIN, K. Principles of topological psychology. New York: McGraw-Hill, 1936.

LEWIN, K. Level of aspiration. In: J. McV HUNT (org.). Personality and behavior disorders. New York: Ronald Press, 1944, p. 333-378.

ROSENTHAL, R. e JACOBSON, L. Pygmalion in the classroom. New York: Holt, Rinehart e Winston, 1968.

ROTTER, J. B. Generalized expectancies for internal versus external control of reinforcement. Psychological monographs, 80 (1), 1-28, 1966.

SANTOS, S. C. M. Nas veredas por reconhecimento social: o papel da educação na desconstrução da inferioridade dos sujeitos do campo. 2012. F.240. Tese (doutorado em ciências sociais). Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Natal-RN, 2012.

XYPAS, C.; SAMPAIO, M. L. P. Sucesso escolar inesperado de alunos com histórico de fracasso. In: Silva Carvalho A.; Milreu I.; Stevenson S.; Tavares T. Políticas públicas de formação e avaliação de leitores, ensino de literatura e leituras. Campina Grande: EDUFCG, 2015a, p. 43-62.

XYPAS, C.; SANTOS, S. C. M. Reconhecimento social e sucesso escolar de alunos de origem popular: aspectos teórico-metodológicos. In: Sousa, A.T.; Araujo, H. M. L. Investigação em educação: diversidade de saberes e de práticas. Teresina: Imprece Editora, vol. 3, p. 205-227, 2015b.

XYPAS, C.; SANTOS, S. C. M. O sucesso inesperado de alunos de origem popular sob o olhar da teoria do reconhecimento social, p. 59-70. In: M. N. Barbosa Bonfim; Sonia Almeida; M. L. P. Sampaio. Valdir H. Barzotto (org). Registros de um projeto de pesquisa: formação de professores de Língua Portuguesa. São Luís: Café e Lapis; EDUFMA, 2015c.

XYPAS, C.; SANTOS, S. C. M. Reconhecimento social e sucesso escolar de alunos de origem popular: aspectos teórico-metodológicos. In: Sousa, A.T.; Araujo, H.M.L. Investigação em Educação: diversidade de saberes e de práticas. Teresina: Imprece Editora, vol. 3, p. 215-227, 2015d.

XYPAS, C.; SILVA, B.; NASCIMENTO, G. L. S. Análise do discurso de alunos e de famílias da zona rural de portalegre sobre o êxito escolar. Comunicação ao 1° Colóquio Nacional de Análise do Discurso (CNAD), Pau dos Ferros, UERN, 23 de julho de 2014. Disponível em: <http://icnad.blogspot.com.br/p/grupos-de.html>. Acessado em: 20 jul. 2017.

Downloads

Publicado

2017-08-15

Como Citar

Xypas, C. (2017). Condições sociológicas do êxito escolar de alunos de origem popular (Sociological conditions of the school success of students of popular origin). Crítica Educativa, 3(1), 5–18. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i1.214