Gestão escolar democrática e EJA: o ideal e o real nas escolas públicas municipais

Autores

  • Rita de Cássia Chagas Carvalho Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia
  • Antonio Amorim Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Sacramento Aquino Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia
  • Mariana Moraes Lopes Universidade Federal do Recôncavo - Feira de Santana - Bahia

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.228

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Gestão democrática. Gestão Participativa.

Resumo

O artigo traz uma análise sobre a gestão escolar democrática na Educação de Jovens e Adultos - EJA, baseada nos olhares dos gestores das escolas públicas municipais de Xique-Xique, na região do Vale do São Francisco, na Bahia. Neste sentido, a investigação teve como objetivo analisar a materialização da gestão democrática em EJA, mobilizada pelos gestores das escolas municipais, destacando o real e o ideal no contexto das escolas. Utilizamos a abordagem qualitativa para consolidar a investigação, com a pesquisa participante como procedimento técnico. Os resultados obtidos caminham na direção de constatar que, apesar do limite encontrado para a efetivação da gestão democrática em EJA, ela é uma realidade no âmbito escolar, mesmo que ainda esteja em seus primeiros passos, havendo uma mobilização dos gestores para efetivar este processo.  

 

Biografia do Autor

Rita de Cássia Chagas Carvalho, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Professora Auxiliar do Departamento de Educação de Xiqu-Xique da Universidade do Estado da Bahia, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA).

Antonio Amorim, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Professor Titular Pleno da Universidade do Estado da Bahia – UNEB.  Tem Pós-Doutorado em Difusão do Conhecimento pela Universidade Federal da Bahia; Doutorado em Psicologia pela Universidade de Barcelona – Espanha. Foi por duas vezes Pró-Reitor de Ensino de Graduação e Diretor do Departamento de Educação do Campus I da UNEB. Membro eleito da Academia Baiana de Educação. Foi Membro Titular do Conselho Estadual de Educação da Bahia. É escritor com vários livros publicados e Líder do Grupo de Pesquisa: Gestão, Organização, Tecnologia e Políticas Públicas em Educação, com registro no CNPQ. E-mail: antonioamorim52@gmail.com

Maria Sacramento Aquino, Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia

Professora Titular do Departamento de Educação da Universidade do Estado da Bahia, Programa de Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA).

Mariana Moraes Lopes, Universidade Federal do Recôncavo - Feira de Santana - Bahia

Professora Auxiliar da Universidade Federal do Recôncavo, Mestranda do Programa de Educação Especial da Universidade Federal de São Carlos.

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Carvalho, R. de C. C., Amorim, A., Aquino, M. S., & Lopes, M. M. (2018). Gestão escolar democrática e EJA: o ideal e o real nas escolas públicas municipais. Crítica Educativa, 3(3), 78–90. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.228

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais