Materialismo histórico e dialético: possibilidades metodológicas no ensino de História na EJA

Autores

  • Custódio Jovêncio Barbosa Filho Universidade Federal do Espírito Santo http://orcid.org/0000-0001-9669-3048
  • Douglas Christian Ferrari de Melo Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Maria Aparecida Coelho de Oliveira UFES

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.241

Palavras-chave:

Marxismo. Materialismo Histórico. Materialismo Dialético. Ensino de História. EJA.

Resumo

Este estudo buscou, a partir de algumas experiências teóricas e práticas, analisar as contribuições que o materialismo histórico e dialético tem proporcionado como metodologia do ensino de História na Educação de Jovens e Adultos. Nos caminhos percorridos para a elaboração deste estudo, utilizou-se como aporte teórico-metodológico a pesquisa-ação e um estudo bibliográfico como categoria de coleta e análise dos dados. O resultado alcançado neste estudo foi de que diante da possibilidade de se trabalhar com mais autonomia por parte dos educadores de EJA, o materialismo histórico e dialético contribui de maneira efetiva no processo de ensino de História nesta modalidade educacional.

Biografia do Autor

Custódio Jovêncio Barbosa Filho, Universidade Federal do Espírito Santo

Licenciado em História pela UFES, especialista em República, Democracia e Movimentos Sociais pela UFMG, mestre em Educação pelo PPGE/CE/UFES e doutor em Educação pelo PPGE/FAE/UFMG. Professor nos Cursos de Pedagogia e História no Departamento de Educação, Política e Sociedade.

Douglas Christian Ferrari de Melo, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

Doutor em educação no Programa de Pós-graduação em Educação pela Ufes. Possui graduação em pedagogia (2017) pela Uniube e em história (2003) pela Ufes, especialização (2004) e mestrado (2007) em História pela Ufes. Foi professor da Prefeitura Municipal de Vila Velha de 2004 a 2017. É professor adjunto do Departamento de Educação, Política e Sociedade e do Programa de Pós-Graduação de Mestrado Profissional em Educação do Centro de Educação da Universidade Federal do Espírito Santo. É membro do conselho editorial/científico da Editora Brasil Multicultural e vice coordenador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Deficiência Visual e Cão-guia. Trabalha com as questões das áreas da história da educação, políticas públicas de educação, de educação especial e subárea da deficiência visual, tendo como referenciais teóricos a teoria Histórico-cultural de Vigotiski, a Pedagogia Histórico-crítica e o pensamento político, educacional e filosófico de Antônio Gramsci. É importante ressaltar que possui baixa visão e realiza formação de professores na área de Educação Especial, Deficiência Visual e AEE.

Maria Aparecida Coelho de Oliveira, UFES

Licenciada em Pedagogia pela Escola Superior Aberta do Brasil - ESAB.

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Barbosa Filho, C. J., Ferrari de Melo, D. C., & Oliveira, M. A. C. de. (2018). Materialismo histórico e dialético: possibilidades metodológicas no ensino de História na EJA. Crítica Educativa, 3(3), 160–170. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.241

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais