A Educação de Jovens e Adultos e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma aproximação necessária

Autores

  • Marcela de Moraes Agudo UNESP/Bauru
  • Lucas André Teixeira UNESP/Araraquara

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.248

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Pedagogia Histórico-Crítica. Psicologia Histórico-Cultural.

Resumo

Este ensaio teórico visa a buscar reflexões, questionamentos e possibilidades de pensarmos a Educação de Jovens e Adultos em uma perspectiva histórico-crítica. Para isso, nos fundamentamos na Pedagogia Histórico-Crítica e na Psicologia Histórico-Cultural para nos auxiliar nas reflexões acerca da Educação de Jovens e Adultos na contemporaneidade. Compreender alguns conceitos como motivo, necessidade e vontade são fundamentais para compreender os estudantes que estão na Educação de Jovens e Adultos e os desafios que envolvem a permanência e o desenvolvimento deles na vida escolar, considerando suas condições concretas de vida. Tomando como referência o processo pedagógico da Educação de Jovens e Adultos, a problematização se apresenta um momento fundamental no processo de ensino e de aprendizagem na formação da concepção de mundo desses estudantes. Neste sentido, compreendemos os sentidos e os significados do estudo formal, sistematizado e escolar como direcionadores para a valorização do conhecimento científico e de seu fundamental papel na formação humana.

Biografia do Autor

Marcela de Moraes Agudo, UNESP/Bauru

Licenciada e Bacharel em Ciências Biológicas pela UNESP/Botucatu. Pedagoga pela UNESP/Bauru. Mestra e Doutora em Educação para a Ciência, na área de Educação Ambiental na UNESP/Bauru (bolsista CAPES e FAPESP), trabalhando com formação de professores pedagogos em educação ambiental. Participa, desde 2011, do Grupo de Pesquisa em Educação Ambiental (GPEA), liderado pela Profa Dra Marília Freitas de Campos Tozoni-Reis. Foi estagiária da UNESP/Botucatu de 2006 a 2011, participando de projetos de iniciação científica, e bolsista de órgãos de fomento (CNPQ e FAPESP). Tem experiência profissional na Educação Básica, atuando na Secretaria da Educação do Estado de São Paulo e na Secretaria Municipal de Educação de Bauru/SP; e no Ensino Superior, como professora bolsista nos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas e Pedagogia na UNESP/Bauru. Principais temas de pesquisa: Natureza e Sociedade. Pedagogia. Fundamentos da educação. Trabalho docente. Formação de Professores. Ensino de Ciências e Biologia. Educação Ambiental. Escola pública.

Lucas André Teixeira, UNESP/Araraquara

Possui graduação em Geografia - Licenciatura Plena - pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Catanduva (2001), Mestrado (2009) e Doutorado (2013) em Trabalho Docente e Educação Ambiental pelo Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) - Campus de Bauru (SP). É Professor Assistente do Departamento de Didática da UNESP Araraquara(SP), desenvolvendo ações de ensino, pesquisa e extensão nos seguintes temas: trabalho docente; estágio supervisionado, ensino de Geografia, História e educação ambiental. 

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Agudo, M. de M., & Teixeira, L. A. (2018). A Educação de Jovens e Adultos e a Pedagogia Histórico-Crítica: uma aproximação necessária. Crítica Educativa, 3(3), 171–184. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.248

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais