Dilemas da educação de jovens e adultos em um presídio feminino de Belo Horizonte

Autores

  • Lúcio Alves de Barros Universidade do Estado de Minas Gerais.
  • Caio César Sousa Marçal
  • Karen Swerts Maldonado Moreira

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.250

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Direito à educação. Sistema Prisional. Educação prisional.

Resumo

A atuação no campo da educação inclui o desafio de enfrentar a complexidade em relação ao ensino para jovens e adultos nos presídios. É inconteste que a política de segurança pública no Brasil tem sido interrogada, especialmente ao sistema penitenciário, comumente retratado com um espaço que não promove a ressocialização dos internos.  Este trabalho tem por escopo analisar o dia a dia dos docentes que estão na instituição escolar estabelecida no Complexo Penitenciário São Pedro Nolasco, localizado na cidade de Belo Horizonte. Pesquisar as relações sociais dos atores, sobretudo entre os professores e as mulheres encarceradas que participam desta teia, é o intento maior dessa pesquisa. O trabalho em apreço é de caráter qualitativo e exploratório, onde buscou-se a percepção, valores, crenças e significados expostos pelos entrevistados, assim como a observação do cenário da educação no sistema prisional. Os resultados indicam que o ambiente prisional não oferece condições favoráveis para as presas e para o exercício do trabalho dos docentes.

Biografia do Autor

Lúcio Alves de Barros, Universidade do Estado de Minas Gerais.

Lúcio Alves de Barros possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), mestrado em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)  e doutorado em Ciências Humanas: Sociologia e Política pela Universidade Federal de Minas Gerais (2005). Atualmente é professor efetivo da Faculdade de Educação (FAE/CBH) da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG).

Caio César Sousa Marçal

Caio César Sousa Marçal é graduado em Pedagogia Pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e em Teologia pelo Centro Universitário Izabela Hendrix. É especialista em Psicopedagogia e Supervisão Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Mestrando em Sociologia pela Universidade Federal de Minas Gerais.

Karen Swerts Maldonado Moreira

Karen Swerts Maldonado Moreira é graduada em Pedagogia Pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Referências

BRASIL. Lei de Execução Penal. Lei nº 7.210, de 11 de julho de 1984. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L7210compilado.htm>. Acesso em: 08 jun.2015.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996.

BRASIL. Parecer CNE/CEB 11/2000 – Homologado. Despacho do Ministro em 07/06/2016, publicado no Diário Oficial da União de 9/6/2000, Seção 1e, p. 15. Ver Resolução CNE/CEB 1/2000, publicada no Diário Oficial da União de 19/7/2000, Seção 1, p. 18. Diretrizes Curriculares Nacionais. Conselho Nacional de Educação. Educação de Jovens e Adultos (Parecer 11/2000). LDB.

BRASIL. Lei nº 10.172, de 09 de janeiro de 2001. Presidência da República. Plano Nacional de Educação (PNE) e dá outras providências. Brasília, 2001. Disponível em <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/leis_2001/l10172.htm>. Acesso em: 09 abr.2016.

BRASIL. Ministério da Justiça. Conselho Nacional de Política Criminal e Penitenciária - – CNPCP. Resolução Nº 03, de 11 de março de 2009. Brasília. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a Oferta de Educação nos estabelecimentos penais. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=10028-resolucao-3-2009-secadi&category_slug=fevereiro-2012-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 08 jun.2016.

BRASIL. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Resolução nº 02, de 19 de maio de 2010. Dispõe sobre as Diretrizes Nacionais para a oferta de educação para jovens e adultos em situação de privação de liberdade nos estabelecimentos penais. Brasília, 2010. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5142-rceb002-10&Itemid=30192>. Acesso em: 08 jun.2016.

CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo caminho. Rio de Janeiro: Ed. Civilização Brasileira, 2001. 236 p.

GARLAN, David. A cultura do controle. Crime e ordem social na sociedade contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2008.

GADOTTI, Moacir. A educação como direito. In: YAMAMOTO, Aline et. al. Educação em prisões. São Paulo: Ed. AlfaSol; Cereja, 2010.

GRACIANO, Mariângela. A educação como direito humano: a escola na prisão. São Paulo: USP, 2005. 165 p. Dissertação de Mestrado apresentada à Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, 2005.

GRACIANO, Mariângela; HADDAD, Sérgio. O direito humano à educação de pessoas jovens e adultas presas/The human right to education of imprisoned young and adult persons. Conjectura: filosofia e educação, v. 20, n. Especial, p. 39-66, 2015.

GUSMÃO, Zilma da Silva Gusmão. Histórias de mulheres detentas: um estudo sobre a constrtução da identidade leitora. Dissertação de Mestrado em Linguística e Língua Portuguesa. Programa de Pós-Graduação em Linguística e Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG), Belo Horizonte, 2012

HADDAD, Sérgio; GRACIANO, Mariângela (Org.). A educação entre os direitos humanos. São Paulo: Ed. Autores Associados, 2006.

LEME, José Antônio Gonçalves. A cela de aula: tirando a pena com letras. Uma reflexão sobre o sentido da educação nos presídios. Dissertação de Mestrado. Programa de Educação (Currículo). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

LOURENÇO, Arlindo da Silva. Os processos educativos nas prisões: suas regularidades e suas singularidades. In: LOURENÇO, Arlindo da Silva e ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (orgs.) O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoque e perspectivas contemporâneas. São Paulo: Ed. EdUFSCar, 2011.

MINAS GERAIS. Secretaria do Estado de Defesa Social. Subsecretaria de Administração Penitenciária. REDIPRI – Regulamento Disciplinar Prisional. 10 de março de 2004.

MINAS GERAIS. Secretaria do Estado de Defesa Social. Subsecretaria de Administração Penitenciária. ReNP - Regulamento e Normas de Procedimentos do Sistema Prisional. Belo Horizonte, Minas Gerais (MG), 2016.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar na prisão. Para além das grades: a essência da escola e a possibilidade de regras da identidade do homem aprisionado. Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual Paulista, Araraquara, 2002.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Escola da prisão: Espaço de construção da identidade do homem aprisionado? In: ONOFRE, Elenice M. Cammarosano (org.) Educação escolar entre as grades. São Paulo: Ed. EdUFSCar, 2007.

ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano. Educação escolar na prisão: controvérsias e caminhos de enfrentamento e superação da cilada. In: LOURENÇO, A. S.; ONOFRE, E. M. C. (orgs). O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas. São Carlos: EdUFSCar, 2011. p. 267-285.

PENNA, Marieta G. de Oliveira. O ofício do professor: as ambiguidades do exercício da docência por monitores presos. Dissertação de Mestrado. Programa de Estudos (História, Política, Sociedade). Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2003.

PENNA, Marieta G. de Oliveira. Relações Sociais e espaço escolar na prisão: limites e possibilidades da ação educativa no interior de uma penitenciária. In: LOURENÇO, Arlindo da Silva e ONOFRE, Elenice Maria Cammarosano (orgs.) O Espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoque e perspectivas contemporâneas. São Paulo: Ed. EdUFSCAR, 2011.

SANTOS, Silvio dos. A educação escolar no sistema prisional sob a ótica dos detentos. 2002. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2002.

SILVA, Maria Cristina da. A escola e as mulheres em privação de liberdade: o cotidiano de uma turma de alfabetização entre a cela e a sala de aula. (Doutorado). Faculdade de Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação: Conhecimento e Inclusão Social - Doutorado da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), 2016.

SCARFÓ, F.; BREGLIA, F.; FREJTMAN, V. Sociedade civil e educação pública nos presídios: questões para reflexão. In LOURENÇO, A. S.; ONOFRE, E.M.C. (Orgs.) O espaço da prisão e suas práticas educativas: enfoques e perspectivas contemporâneas. São Carlos: EdUFSCar, 2011, p. 147 a 165.

WACQUANT, Loic. Punir os pobres. A nova gestão da miséria nos Estados Unidos. Rio de Janeiro: Ed. Revan, 2003.

ZAFFARONI, Raúl Eugenio. Abertura / Conferência. Globalização, sistema penal e ameaças ao Estado democrático de direito. In: KARAM, Maria Lúcia (Org.). Globalização, sistema penal e ameaças ao Estado democrático de direito. Rio de Janeiro: Ed. Lúmen Júris, 2005. p. 15-46.

ZAFFARONI, Raúl Eugenio. A palavra dos mortos: conferências de criminologia cautelar. São Paulo: Ed. Saraiva, 2012. (Coleção Saberes Críticos)

Downloads

Publicado

2018-01-19

Como Citar

Barros, L. A. de, Marçal, C. C. S., & Moreira, K. S. M. (2018). Dilemas da educação de jovens e adultos em um presídio feminino de Belo Horizonte. Crítica Educativa, 3(3), 91–107. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.250

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais