A relação entre formação continuada de professores e a produção de conteúdos educacionais digitais multimídia

Autores

  • Fernando Antonio Arantes Universidade Estadual de Campinas [UNICAMP]

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.26

Palavras-chave:

Política Educacional. Políticas Públicas. Formação de professores.

Resumo

O presente artigo tem por objetivo promover a reflexão dos educadores sobre a relação existente entre a formação continuada de professores e a produção de objetos de aprendizagem. Tal preocupação é derivada da leitura de relatórios de acompanhamento, relatórios finais e documentos, levada a efeito por ocasião da concepção e implementação de projetos educacionais pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, no período de 2005 a 2009 através do Grupo Gestor de Projetos Educacionais – GGPE, vinculado ao Gabinete do Reitor. Neste período a Unicamp envolveu-se nas duas modalidades de projetos, ou seja, tanto na formação continuada de professores como na produção de conteúdos digitais multimídia. Serão destacados projetos que foram desenvolvidos na esfera estadual e federal cujos objetivos se entrelaçam, pois ambos buscam a promoção da melhoria do processo ensino-aprendizagem que em última instância impactam diretamente no ambiente escolar.

Biografia do Autor

Fernando Antonio Arantes, Universidade Estadual de Campinas [UNICAMP]

Doutor em Educação pela UNICAMP. Coordenador Associado do Grupo Gestor de Projetos Educacionais – GGPE/UNICAMP.  

Referências

ARANTES, F. A. Programas de formação continuada para a rede pública do estado de São Paulo: contribuições da Unicamp para a secretaria de estado da educação. Tese [Doutorado em Educação]. Campinas: FE/UNICAMP, 2014.

BRASIL. Ministério da Ciência e Tecnologia- Ministério da Educação. Projeto Básico de chamada pública para o apoio financeiro À produção de conteúdos educacionais digitais multimídia. Brasil. p.1-58, 2007.

OLIVEIRA, M. R. N. S. Ruptura, compromisso e pesquisa In: VEIGA, I.P.A et al. A construção da Didática numa perspectiva histórico- crítica de educação. Estudo introdutório- Campinas, SP: Papirus, p.79-96, 2001.

SÃO PAULO. Secretaria de Estado da Educação. Coordenadoria de Normas Pedagógicas. Política Educacional do Estado de São Paulo. 1-42, 2003.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Gabinete do Reitor. Programa de Capacitação de professores da Rede Pública Estadual- Teia do Saber. Relatório de Avaliação Final.p.1-20, 2005.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Gabinete do Reitor. Curso de Especialização em Gestão Escolar. Relatório de Avaliação Final.p.1-67, 2007.

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS. Gabinete do Reitor, Relatório. Principais realizações do GGPE. p. 1-81, 2009

VEIGA, I.P.A et al. A construção da Didática numa perspectiva histórico- crítica de educação. Estudo introdutório- Campinas, SP: Papirus ,2001.

ZABALZA, M. A. O ensino universitário: seu cenário e seus protagonistas? Trad. Ernani Rosa. Porto Alegre: Artmed, 2004.

Downloads

Publicado

2015-10-12

Como Citar

Arantes, F. A. (2015). A relação entre formação continuada de professores e a produção de conteúdos educacionais digitais multimídia. Crítica Educativa, 1(1), p.98–107. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.26

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais