Educação de jovens e adultos e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana

Autores

  • Natalino Neves da Silva Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.260

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos. Educação das Relações Étnico-Raciais. Direito à educação e à diferença.

Resumo

O ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana articulado à Educação de Jovens e Adultos (EJA) emerge como uma perspectiva complexa que caminha em direção à criação e recriação de práticas educativas. Neste artigo, buscamos focalizar marcos político-legais voltados para promover a Educação das Relações Étnico-Raciais nessa modalidade de ensino. Constata-se que a existência desses marcos resulta do protagonismo do movimento social negro. As ações sociopolíticas realizadas historicamente por esse ator social são aqui entendidas como matriz de conhecimento. Levando em consideração alguns dos princípios extraídos dessa matriz, notabiliza-se como central o entendimento referente às especificidades de gênero, classe, étnico-raciais, etárias, entre outras, dos sujeitos jovens, adultos e velhos. Nessa perspectiva, a luta pelo direito à educação está intrinsecamente relacionada à luta pelo direito à diferença.

 

 

Biografia do Autor

Natalino Neves da Silva, Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG)

Professor Adjunto do Instituto Ciências Humanas e Letras (ICHL), Departamento Ciências Humanas (DCH), da Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG). Área: Educação.

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Silva, N. N. da. (2018). Educação de jovens e adultos e o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. Crítica Educativa, 3(3), 200–213. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.260

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais