Olhar o mundo e ver a criança: ideias e imagens sobre ciclos de vida e círculos de cultura

Autores

  • Carlos Rodrigues Brandão Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)e professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.27

Palavras-chave:

Criança. Cultura Infantil. Pesquisa Socioantropológica.

Resumo

O objetivo do presente texto dialoga com a recorrência da pesquisa sobre a criança a partir e além da pesquisa socioantropológica, isto é, passando de “atividades de pesquisa”, para uma vivência das relações sala de aulas, escola e escola-e-comunidade, como um exercício permanente e ampliado de criar conhecimentos sobre nós e os outros, através de pequenas múltiplas e diferentes experiências de pesquisas interligadas, integradas e permanentes. Por meio de uma análise crítico-reflexiva o texto destaca a especificidade da cultura infantil e as sensibilidades necessárias ao pesquisador que reconhece que nas interações e vivências se encontram as nucleações necessárias e ponto de partida para a compreensão da leitura de mundo da criança. O presente texto conclui que foi a partir das experiências das pesquisas socioantropológicas, somadas a um crescente diálogo de trocas de experiências entre educadoras, que certos critérios de teor mais criticamente sociais e culturais começaram a ser levados em conta.

Biografia do Autor

Carlos Rodrigues Brandão, Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)e professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)e professor visitante sênior da Universidade Federal de Uberlândia (UFU). 

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Publicado

2015-10-12

Como Citar

Brandão, C. R. (2015). Olhar o mundo e ver a criança: ideias e imagens sobre ciclos de vida e círculos de cultura. Crítica Educativa, 1(1), p.108–132. https://doi.org/10.22476/revcted.v1i1.27