Reflexões sobre a formação inicial de docentes em educação de jovens e adultos

Autores

  • Sita Mara Lopes Sant' Anna Universidade Estadual do Rio Grande do Sul
  • Ananda Heloisa de Mello Fundação Universidade de Rio Grande -FURG
  • Odilon Antônio Stramare Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.272

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos – EJA. Formação inicial de professores. Sentidos do ser professor.

Resumo

Este texto reflete sobre os sentidos da formação inicial de professores da EJA, com base na experiência de estágio de estudantes de Licenciatura em Pedagogia, da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - UERGS. Diante da pouca oferta pública de anos iniciais na modalidade, desenvolveu uma atividade de Extensão, como campo de estágio, denominada: Oficinas de alfabetização e letramento - EJA. Nesse contexto, efetivaram-se as práticas pedagógicas, a partir de princípios advindos da própria EJA, como nos apontam Arroyo (2006) e Dresch (2012). Sob o olhar da Pesquisa Qualitativa em Educação, aplicou-se questionário organizado de forma semiestruturada, objetivando-se buscar compreender os sentidos e significados da formação inicial.  Como principais resultados, destacam-se sentidos e sentimentos permeados por uma série de conflitos. Além de críticas que fazem à própria formação, pairam, nos pronunciamentos das acadêmicas, sentidos de um bem-estar e uma satisfação em ocupar o lugar de ser professor (a) da EJA.

 

 

Biografia do Autor

Sita Mara Lopes Sant' Anna, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professora adjunta da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul, em São Francisco de Paula e Porto Alegre. Mestre e Doutora em Educação, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Atualmente, Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Uergs e líder do Grupo de Pesquisa do CNPq:Educação de Jovens e Adultos: docência, formação e processos pedagógicos

Ananda Heloisa de Mello, Fundação Universidade de Rio Grande -FURG

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Rio Grande do Sul - Uergs, em São Francisco de Paula. Pós- graduanda em TICs pela Furg-RS e Informática instrumental para professores, pela UFRGS. Atualmente é professora da rede municipal de Canoas/RS.

Odilon Antônio Stramare, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Professor assistente da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul – Uergs, em Cruz Alta. É Licenciado em Pedagogia, Especialista em Educação Profissional Integrada ao EM- Proeja e possui Mestrado, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Referências

ALMEIDA, Maria Isabel & PIMENTA, Selma Garrido. Centralidade do estágio em cursos de didática nas licenciaturas: rupturas e significações. In: Estágios supervisionados na formação docente: educação básica e Educação de Jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

BRASIL. Lei 9394/96- Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília: 23 dez. 1996.

CANDAU, Vera Maria. A didática e a formação de educadores - da exaltação à negação: a busca da relevância. In: A didática em questão. CANDAU, Vera Maria (organizadora). Rio de Janeiro: Vozes, 2009.

DRESCH, N. Ações de ATER como EJA: impactos e Indicadores Territoriais de avaliação para a sustentabilidade de famílias de agricultores e formação extensionista. Tese (Doutorado). Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2012.

FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 1999.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1997.

GIL, A. C. Métodos e técnicas em pesquisa social. São Paulo: Editora Atlas, 2008.

HARA, R. A educação de jovens e adultos: ainda um desafio. 1992.

HADDAD, S. A educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. In: BRZEZINSKI, I. (Org) LDB interpretada: Distintos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez,1997.

HADDAD, Sérgio e DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação, n. 14, 2000.

HOPPE, M. e WOLFFENBUTTEL, C. Educação e interdisciplinaridade. São Leopoldo, Oikos, 2014.

LUCENA, Maria Socorro. COSTA, Elisângela. A formação do professor para o trabalho em Educação de Jovens e Adultos. In: Estágios supervisionados na firmação docente: educação básica e Educação de Jovens e adultos. São Paulo: Cortez, 2014.

PAIVA, V. História da Educação Popular no Brasil: Educação Popular e Educação de Adultos. Loyola, São Paulo, Ed 6, 2003.

LUCKESI, Cipriano. O papel da didática na formação do educador. In: A didática em questão. CANDAU, Vera Maria (organizadora). RJ: Vozes, 2009.

SANT'ANNA, S.M. L. Os sentidos nas perguntas dos professores da Educação de Jovens e Adultos. Tese (Doutorado). Curso de Pós-Graduação em Educação. Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2009.

SANT'ANNA, S. M. L. Ensino supletivo ou EJA? Sentidos e perspectivas da formação continuada de professores no Rio Grande do Sul. Revista de educação, ciência e cultura. v. 20, n. 2, p. 9/29, jul.-dez.2015.

SOARES, L. J. G. O educador de jovens e adultos; um estudo sobre a habilitação de EJA dos cursos de pedagogia do país. IN: XIV ENDIPE – Encontro Nacional de Didática e Prática de Ensino. Porto Alegre, 2008. CD.

VIEIRA, E.&VOLQUIND, L. Oficinas de Ensino: o quê? Por quê? Como? Porto Alegre: Ed. Puc., 1997.

Downloads

Publicado

2018-01-19

Como Citar

Sant’ Anna, S. M. L., de Mello, A. H., & Stramare, O. A. (2018). Reflexões sobre a formação inicial de docentes em educação de jovens e adultos. Crítica Educativa, 3(3), 230–244. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.272

Edição

Seção

Dossiê temático "Democracia Participativa e Educação Cidadã" - Artigos Nacionais