Possibilidades e expectativas sobre a educação profissional: uma aproximação entre realidades observadas no Brasil e em Portugal

Autores

  • Márcia Regina Barbosa Universidade Federal de Pernambuco
  • Luís Alcoforado Universidade de Coimbra (PORTUGAL)

DOI:

https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.278

Palavras-chave:

Educação profissional, Brasil e Portugal

Resumo

Este trabalho lança um olhar exploratório sobre a educação profissional, a importância da elevação do nível de escolarização na fase adulta, propondo uma aproximação entre as realidades observadas em um instituto de formação no Brasil (BR) e outro em Portugal (PT). Por compreender que a educação profissional, no Brasil e em Portugal, é abalizada pelos interesses da elite e pela “promessa de ascensão social”, faz-se mister a amplitude dessa discussão no campo educacional. Esperamos que esse estudo contribua para análises interpretativas no âmbito da educação profissional, aproximando as realidades dos dois países em questão. Nesse intento, realizamos duas entrevistas semiestruturadas com os coordenadores pedagógicos dos institutos pesquisados, levantamos reflexões das políticas públicas que se voltam para esse nível de ensino, em seguida desenvolvemos uma aproximação dos cenários observados. Os dados foram organizados e categorizados por unidades de significação, conforme propõe Bardin (2011). Analisados à luz de normativos e a partir de estudos de autores como, Cruz (2017) e Tavares (2012). Ao final, o estudo sugere que as realidades observadas nos dois países se aproximam em pleitos de grande relevância, o que hipoteticamente se explica pelos reflexos de uma herança colonial, ao passo que se distanciam em outros aspectos, não menos importantes, o que aponta para avanços conquistados pelos dois países.

Biografia do Autor

Márcia Regina Barbosa, Universidade Federal de Pernambuco

Departamento de Administração Escolar e Planejamento Educacional- Centro de Educação - UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). E-mail: marciape46@hotmail.com

Luís Alcoforado, Universidade de Coimbra (PORTUGAL)

Professor da Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra e Investigador do Grupo de Políticas e Organizações Educativas e Dinâmicas Educacionais (GRUPOEDE), do Centro de Estudos Interdisciplinares do Século XX (CEIS20). E-mail: lalcoforado@fpce.uc.pt

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Publicado

2018-01-19

Como Citar

Barbosa, M. R., & Alcoforado, L. (2018). Possibilidades e expectativas sobre a educação profissional: uma aproximação entre realidades observadas no Brasil e em Portugal. Crítica Educativa, 3(3), 245–262. https://doi.org/10.22476/revcted.v3i3.278